quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Caern planeja coletar e tratar 58% do esgoto

Os atuais 33% de esgotos produzidos e coletados em Natal passarão para 58% até o fim de 2008. O índice de tratamento será ainda maior. Se hoje 17% dos 33% de esgoto produzido são tratados, com a chegada de um equipamento de última geração e único no Brasil destinado à desinfecção dos esgotos coletados, o índice será de 57% e eleverá o Rio Grande do Norte a um dos estados com melhor nível de tratamento de esgotos sanitários do Nordeste. Segundo vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, a chegada desse equipamento marca o início do salvamento do Rio Potengi.
Iberê Ferreira de Souza visitou as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgotos Central no Baldo quando exerceu a função de governador em exercício. Ele assistiu a chegada do equipamento - um investimento total de R$ 61 milhões. Com a conclusão das obras na ETE - previstas para setembro deste ano, segundo a Caern - uma população estimada em 900 mil habitantes, de 21 bairros centrais de Natal, será beneficiada. ‘‘É um equipamento de última geração, importado da Alemanha (pela Wedeco Ag) e responsável pelo último estágio de tratamento do esgoto. Com essa obra concluída, iremos jogar apenas água limpa e começar o salvamento do Rio Potengi’’, disse Iberê de Souza.
De acordo com dados técnicos fornecidos pela Caern, a desinfecção do esgoto objetiva remover o índice de coliformes em quase 100%. O sistema funciona por radiação ultravioleta e usa a mais avançada tecnologia em desinfecção, sem aplicação de qualquer produto químico e, consequentemente, sem a geração de sub-produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, como os sistemas de tratamento que usam o cloro ou outros produtos químicos. Esse sistema é composto basicamente de lâmpadas que emitem grande parte de sua radiação com comprimento de onda germicida e dispõe ainda de sistemas de controle da radiação e de limpeza automática, o que o torna totalmente automatizado.
O diretor-presidente da Caern, engenheiro Antônio Carlos Theóphilo Costa explica que atualmente a ETE situada no Baldo é responsável pelo tratamento primário e secundário dos esgotos coletados de 21 bairros. O novo equipamento importado será responsável pela depuração final de todo o esgoto - como um terceiro estágio de tratamento - e garantirá a retirada total de coliformes. Segundo o engenheiro - e baseado em informações do Sistema Nacional de Saneamento - atualmente o Rio Grande do Norte encontra-se em um estágio abaixo apenas de Bahia e Ceará no tocante ao nível de tratamento de esgotos no Nordeste.

Fonte: DN On Line - 17/01/2008

Nenhum comentário: