segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

A vergonha que todos escondem

Esta foto é uma pequena amostra da destruição dos nossos manguezais no Rio Potengi. Até o ano 2000, o Rio Grande do Norte, nos seus 400 quilômetros de litoral, possuia 20.000 hectares de manguezais, restando hoje, apenas 4.000.
Imaginem que se aqui, bem pertinho do Ibama, nas barbas de toda administração do órgão, a situação é esta, avalie no restante do litoral potiguar. Toda área invadida é propriedade da união, por tanto, nosso. Invadem os manguezais para tornar o investimento mais barato.
Em 2002 quando uma mega-operação, formada por competentes profissionais vindos de Brasília, multou em mais de R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) os invasores e criminosos do meio ambiente, apareceu uma mão protetora agindo de dentro do Ibama/RN servindo de advogada do diabo, fazendo que todos estes processos dormitassem nas gavetas da impunidade.
Por que os processos não andaram? A que preço? Só Deus sabe.
Quando os tubarões, a exemplo de Recife, começarem comer nossos banhitas, aí sim, iremos lembrar dos verdadeiros ecologistas, principalmente do SOS MANGUE-RN.
Para aqueles que se iteressarem por saber a verdadeira história da corrupção dos manguezais favor acessar o site:http://www.escandalodomeioambientern.cjb.net/





Por SOS MANGUE

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, tudo bem? Faz um tempo que estou vendo destruirem o mangue em troca de viveiros de camarão e nada acontece. Na verdade acontece: Estão aumentando a cada dia, é capaz de, daqui há uns dias, expulsarem as familias que ali moram para crescer ainda mais a destruição. Gostaria de saber se podemos fazer alguma coisa como protesto. Onde posso ir? Falar com quem? Uma caminhada lá seria de bom tamanho? Abraço...

Anônimo disse...

Prezado Rick Souza;

Existe uma ONG chamada SOS MANGUE que vem já a muito tempo promovendo ações junto a comunidade a fim de alertar a sociedade e chamar a atenção dos poderes públicos municipal e estadual para o grave problema da ocupação criminosa dos mangues de nosso estado.
O e-mail de contato com esta ONG é o sosmanguern2@yahoo.com.br, onde você pode ficar informado acerca dos movimentos e atividades promovidas por ela em detrimento da preservação dos manguezais.
Outras duas ações que você mesmo pode tomar, da sua casa mesmo, é enviar e-mails para o Ministério Público estadual, cobrando deles informações acerca do que o MP tem feito na tentativa de cobrar dos poderes públicos ações efetivas de combate a degradação ambiental. A outra seria escrever artigos ou mensagens, e enviar para os principais jornais da cidade, a fim de denunciar estes crimes e externar sua preocupação sobre tão grave impacto.
Se cada cidadão der sua contribuição, certamente estaremos dando os primeiros passos para atingirmos nossos objetivos: garantir a preservação de nosso Meio Ambiente, para as presentes e futuras gerações.
Abraços;

Gustavo Szilagyi