Certos ambientes naturais e artificiais exercem atração descomunal sobre as pessoas, as quais os selecionam conforme escala de importância, integrando-os à vida social e econômica das comunidades humanas influenciadas pelos níveis de afeição e necessidades apresentados individualmente ou pelos grupos sociais.
O Poço Feio, localizado nas proximidades do leito do rio Apodi-Mossoró, na comunidade rural do Bonito, município de Governador Dix-sept Rosado, tem conferido ênfase ao extraordinário implemento ao orgulho popular em possuir e contar com o valioso capricho da natureza, personificado em caverna calcárea de origem cretácea.
O Poço Feio é uma raridade entre formações rochosas metamórficas com origem biológica, tendo em vista que esse importante patrimônio espeleológico é passagem de correntes d'água em seu interior, motivo de exponencial enriquecimento de sua paisagem natural, infelizmente alvo, continuamente, de parcela da ação humana que desconhece noções elementares de educação ambiental.
Gerações inteiras, principalmente locais, vem despertando afeição ao lugar localizado em território dix-septiense, compreendido pelo Poço Feio e adjacências, pois tudo evoca maravilhas a serem deslumbradas, as quais foram também transformadas em verdadeiros elos de identidade, marcando e assinalando o imaginário popular.
Importante tarefa que precisa ser desempenhada por todos diz respeito à contínua preocupação e práxis com a preservação do Poço Feio, dispensando-lhe toda atenção para que o volume de dejetos, marcas impressas deixadas pelos freqüentadores e a prática nefasta de quebrar vidro no local não recrudesçam os impactos ambientais.
No entanto, prováveis exigências contidas na própria dinâmica do capital, poderiam futuramente pressionar implemento à viabilidade da exploração de significativos recursos naturais que formam a caverna inundada, bem como outras espalhadas ao longo do afloramento do calcáreo Jandaíra.
Formações rochosas iguais a do Poço Feio são relativamente raras, o que representa valo incalculável para o rico patrimônio natural que privilegiou território no qual a intervenção na natureza tem se revelado extremamente impactante, proporcionando graves ônus ambientais.
Por esses motivos, compete principalmente à população local olvidar todos esforços para garantir duradoura existência do Poço Feio, primando por ambiente saudável que proporcione qualidade de vida às gerações presentes e futuras.
Por José Romero Araújo Cardoso
Geógrafo - Prof. UERN
3 comentários:
Gustavo, continuo achando que a Amazônia deve ser cimentada, servindo assim, como um grande estacionamento.
sim caro anonimo tbm concordo com voce. Alias, quero ser o motorista dos seus carros quando voce for estaciona-los!
Ei gente! O poço feio é liiindo d+ lá vcs tem q conheceR! Aycila!
Postar um comentário