segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

LITORAL NORTE ENTREGUE AS BARATAS

Prezados amigos.

Gostaria de dividir com vocês e ao mesmo tempo chamar a atenção para uma triste realidade que acomete parte de nosso belo litoral potiguar.
No último sábado, 03/01/2009, estive visitando as praias de Pitangui, porto Mirim, Jacumã e Muriú, e em todas, para tristeza minha e de dois amigos que me acompanhava, o que mais se viu nestas praias foi lixo.
Ao longo da estrada que liga Pitangui até Jacumã, a famosa estrada das dunas, se via uma grande quantidade de lixo depositado em suas margens. Alguns depósitos pareciam verdadeiros lixões, com bandos de urubus se alimentando dos dejetos ali depositados.
Na praia de Jacumã, em frente ao famoso restaurante "Naf Naf", dois grandes aglomerados de lixo tinham seus dejetos se espalhando ao longo das vias públicas e da orla daquela praia.

Turistas, banhistas e veranistas andavam pelas brancas areias da praia de jacumã desviando de garrafas, latas, sacos plásticos e centenas de cocos.
Procuramos ver se haviam lixeiros espalhados ou coletores de lixo próximos a orla de Jacumã ou ao longo das vias de acesso. Nada foi encontrado.
O único sinal de presença do poder público naquele trecho do litoral potiguar era um Vitara do Departamento estadual de Transito (DETRAN), que fazia o controle dos veículos que circulavam pelas areias da praia. Quanto a prefeitura de Ceará-Mirim, responsável pela administração e gestão pública desta porção do litoral potiguar, nem sinal, o que demonstra a mais pura falta de responsabilidade e compromisso para com a sociedade e desenvolvimento do turismo no Estado do Rio Grande do Norte.
As praias de Ceará-Mirim viraram um verdadeiro atentado a saúde pública.
Faz-se urgente uma imediata ação de limpeza deste trecho do litoral potiguar, sobre pena do turismo potiguar, tão em baixa nos últimos anos, sucumbir-se ainda mais, fruto da irresponsabilidade de alguns gestores públicos de nossa terra.
Fica aqui meu desabafo e minha indignação, acreditando que em breve retornarei a estas localidades para contemplar apenas o que de belo se tem a ver neste trecho do litoral, que são as praias associadas por brancas dunas móveis, entrecortadas por lagoas de água mineral.


Abraços a todos;

Gustavo Szilagyi