sábado, 4 de julho de 2009

Animais são soltos na praia da Redinha

Dezenas de animais foram soltos na manhã de ontem para a natureza. A ação reuniu representantes do Ibama, Polícia Ambiental, Idema, Corpo de Bombeiros, Aquário Natal e Projeto Tamar e aconteceu na praia da Redinha e na Área de Preservação Ambiental (APA) de Jenipabu. Duas tartarugas verdes voltaram para o mar, às 9 horas e, logo após, oito jibóias, 3 salamantras, 9 tartarugas de água doce e 2 gaviões carijó ganharam a liberdade depois de quatro meses de tratamento no centro de reabilitação do Aquário Natal, que recebe animais silvestres debilitados todos os dias.

Segundo Douglas Brandão, biólogo do Aquário, os animais só foram soltos na APA após um estudo para saber se havia outros animais da mesma espécie no local. “Todos eles são da região. Não terão problemas em adaptação. É preciso sempre ter esse cuidado”.
Ainda de acordo com Douglas, é muito gratificante ajudar na recuperação dos animais. “Nós desejamos e trabalhamos para ver o bem-estar do animal. Gostamos de trabalhar e pensar neles. Os animais só saem do Aquário quando sabemos que estão 100%”.

A soltura das tartarugas foi acompanhada por biólogos do projeto Tamar e chamou a atenção de um grande número de curiosos na praia da Redinha. Natalenses e turistas que aproveitavam mais um dia de sol e as férias do meio do ano acompanharam a ação. O Aquário Natal faz um trabalho há anos reabilitando animais silvestres. Alguns são levados para lá pela população.

Fonte: 03/07/2009 - Tribuna do Norte

Obras de esgotamento em Nova Descoberta entram na fase final

As obras de esgotamento sanitário de Nova Descoberta e Morro Branco entram na fase final, alcançando o patamar de 85% do assentamento de tubulação concluída. Para dar prosseguimento ao trabalho, na próxima terça-feira (7), às 7h da manhã, haverá interdição das ruas Theodorico Guilherme e Tarcísio Galvão, em Nova Descoberta.

As ruas permanecerão interditadas pelo prazo de 15 dias. O motivo para estender o trabalho das obras é de segurança. Durante as escavações que terão uma profundidade de três metros para colocação de tubos, será necessário fazer um meticuloso trabalho de escoramento. Após o assentamento da tubulação, será feita a recomposição do calçamento. A rua Theodorico Guilherme, fica localizada entre a Velho Modesto e Professor José Emericiano, já a Tarcísio Galvão fica localizada entre as ruas Nelson Matos e Brigadeiro Gomes Ribeiro.

A implantação do sistema de esgoto nos bairros de Nova Descoberta e Morro Branco trará como benefícios imediatos o combate as ligações clandestinas de esgotos nas lagoas de captação de águas pluviais na chamada Lagoa do Jacaré em Morro Branco e do Preá em Nova Descoberta. Além disso, a população será beneficiada com a coleta e tratamento de esgotos. Estão sendo investidos R$ 11 milhões do Programa Saneamento para Todos e beneficiados nestes bairros um total de 36 mil habitantes. A previsão é que esta obra esteja totalmente concluída ainda neste segundo semestre.

Fonte: Tribuna do Norte - 03/07/2009