sexta-feira, 15 de julho de 2011

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

Conema aprova projeto do Monumento Natural do Morro do Careca

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONEMA), aprovou na manhã desta sexta-feira (15), por unanimidade o projeto do Monumento Natural do Morro do Careca. Para a gestão do meio ambiente no Estado, a aprovação é uma vitória histórica que garante a preservação de um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e presidente do Conema, Robinson Faria, a aprovação do projeto é uma conquista para os potiguares com ganho no turismo, na economia e no meio ambiente. “É com muita alegria que participamos da aprovação do projeto de transformação do Morro do Careca em Monumento Natural. A luta para aprovação desse projeto se estende há sete anos e merece todo o apoio do Conema e dos órgãos do meio ambiente”, argumenta Robinson Faria.

As justificativas para a transformação do Morro do Careca em Monumento Natural são de ordem científica, para pesquisa, turismo ecológico e restrição de ocupação com preservação das espécies da fauna e da flora ambiental. “A aprovação do projeto é um momento histórico da gestão do meio ambiente do Estado, pelo valor simbólico do Morro do careca para a sociedade potiguar, o incremento a qualidade ambiental urbana e uma resposta aos anseios da coletividade”, destaca Marcelo Toscano, diretor geral do IDEMA.

O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), através do Núcleo de Unidade de Conservação (NUC). Após as modificações, o projeto segue para o Gabinete Civil para assinatura do decreto pela governadora Rosalba Ciarlini. Na reunião, além da posse dos novos conselheiros do CONEMA, também foram criadas três câmaras técnicas: de gestão compartilhada, de análise de recursos diversos e de propostas relacionadas às unidades de conservação.


Fonte: Diário de Natal, 15 de julho de 2011