quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BONECO CIDADÃO

Justiça manda soltar "Boneco Cidadão" em até 24 horas


Em decisão divulgada na tarde desta quarta-feira, a juíza Érika de Paiva Duarte Tinoco, do Juizado Especial Cível determinou a liberação em até 24 horas do conhecido “Boneco Cidadão”, usado por populares para protestar contra os buracos em vias públicas e que havia sido apreendido por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), desde o último dia 15 de agosto.

Na decisão, a juíza afirmou que o boneco é um instrumento de protesto que aponta a degradação das ruas da cidade e a existência de muitos buracos. Sobre a apreensão, a juíza declarou que as fotos mostram o “Boneco Cidadão” sendo recolhido pelos fiscais da Semurb e colocado no veículo de propriedade da secretaria.

Érika Tinoco ainda ressaltou que o poder público não apresentou nenhuma justificativa para a “prisão” do boneco. “A presença do boneco não justifica a perturbação do trânsito, nem a depreciação do logradouro público, caberia questionar se a perturbação seria do boneco e do buraco”, diz a juíza.
No final da decisão a juíza deferiu o pedido de tutela antecipada ao autor da ação civil Sandro Tavares Ferreira da Silva, e o órgão municipal tem o prazo de 24 horas para devolver o boneco. O município pode formular defesa em até 30 dias.


Memória


O Boneco Cidadão, famoso por representar as denúncias dos buracos pelas ruas de Natal, foi apreendido na manhã desta segunda-feira (15) ao ser colocado próximo à Prefeitura de Natal, na Cidade Alta. De acordo com o líder comunitário Francisco Gomes de Lima, um dos responsáveis pelo boneco, uma equipe da Prefeitura de Natal, com cerca de 15 pessoas, pegou o boneco e o arremessou em uma camionete, indo para o um destino ignorado.

Segundo o líder comunitário, a equipe da Prefeitura alegou que o boneco estava atrapalhando a via. Francisco Gomes afirmou que os responsáveis pela criação do boneco já entraram em contato com o advogado e que ele vai entrar com uma ação para recuperá-lo.

O Boneco Cidadão foi criado há cerca de três meses por um grupo de lideranças comunitárias de Natal. O boneco possui blog - www.bonecocidadao.blogspot.com e twitter - @boneco_cidadao.

Fonte: Diário de Natal, 31 de agosto de ೨೦೧೧



EM TEMPO


A Associação dos Fiscais Ambientais e Urbanísticos de Natal emitiu Nota de Esclarecimento quanto aos fatos ocorridos no dia 15 de agosto de 2011 e que resultaram na apreensão do “Boneco Cidadão”.

Segundo a Nota de Esclarecimento da AFAUNA, datada de 15 de agosto último, a ação que resultou na apreensão do “Boneco Cidadão” “não teve a participação nem apoio de qualquer Fiscal Ambiental ou Urbanísticos do Município, portanto, eivada de vícios e fora de propósito, reflexo reacionário e de viés político, contrário ao direito constitucional e democrático”.

A Nota de Esclarecimento da AFAUNA afirma ainda que ação da SEMURB, realizada por servidores terceirizados, pode ser considerada como “abuso de poder na condução dessa ação com o intuito claro de promover a censura, com a qual a AFAUNA e seus filiados não se coadunam”.

Segue na íntegra a Nota da AFAUNA.

Gustavo Szilagyi


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre a “remoção forçada” do “Boneco Cidadão” da Rua Ulisses Caldas, na Cidade Alta, realizada na manhã desta segunda-feira (15/08) por funcionários ligados à SEMURB, a Associação dos Fiscais Ambientais e Urbanísticos de Natal (AFAUNA), vem a público esclarecer que a ação não teve a participação nem apoio de qualquer Fiscal Ambiental ou Urbanísticos do Município, portanto, eivada de vícios e fora de propósito, reflexo reacionário e de viés político, contrário ao direito constitucional e democrático que exerce a população natalense ao expressar sua insatisfação com as centenas, milhares de buracos nas ruas da cidade. Restando afirmar que se trata de uma ação ilegal e que merece a cuidadosa e minuciosa atenção dos órgãos que historicamente defendem a liberdade de expressão e os direitos individuais impressos da Constituição Federal, tais como OAB e Ministério Público, além dos departamentos jurídicos da sociedade civil organizada, pois houve, de fato, abuso de poder na condução dessa ação com o intuito claro de promover a censura, com a qual a AFAUNA e seus filiados não se coadunam. Ao contrário, repudiam veementemente.

Por fim, a AFAUNA reitera a sua crença nos direitos individuais e coletivos da Constituição Federal, na livre manifestação de pensamento e de expressão, desde que de forma pacífica, ordeira e amparada nos princípios da Lei, não encontrando nada que possa macular o arcabouço legal, incriminar pessoas ou acometer infração à luz da legislação urbanística e ambiental vigente, o criativo protesto contra os buracos de Natal cuja maior representação é o “Boneco Cidadão”.

Liberdade para o “Boneco Cidadão”.

Atenciosamente,

AFAUNA

POLUIÇÃO SONORA

Moradora é espancada após reclamar de barulho em bar


Uma mulher foi espancada nesta segunda-feira (29/8) na quadra 301 do Sudoeste, após reclamar de barulhos no bar em frente à sua casa. Natasha Froes Gonçalves teria descido de seu apartamento, por volta de 22h50 para reclamar da baderna que três pessoas faziam sob sua varanda. Os frequentadores do local reagiram agressivamente e espancaram a mulher. A vítima sofreu trauma na coluna cervical, três edemas na cabeça, além de escoriações pelo corpo.

Segundo a vítima, o grupo era formado por três pessoas. “Era uma grávida, uma mulher e um homem, todos notoriamente embriagados. Quando reclamei, a agressão começou”, relembra a advogada. Apesar das agressões terem acontecido em frente ao bar foi o marido dela quem prestou socorro. “Um garçom ainda tentou me ajudar, mas foi meu esposo quem tirou os três de cima de mim”, complementa a moça.

Natasha ainda conta que a polícia foi chamada várias vezes antes dela descer. Os policiais foram até o bar e, pouco tempo depois, foram embora. “Os PMs ficaram de conversa na esquina e não tiraram nenhum dos bêbados do local”. Após a agressão, a mulher ainda ligou para a polícia, mas não teria sido atendida. “Acabei desistindo de ligar e fui, machucada, ao posto da PM do Sudoeste”, explica. Os agressores foram encontrados atrás do Big Box.

“Chegando à Delegacia Regional de Pequenas Infrações (DRPI), os três ainda falaram que meu marido que os agrediu” relembra a moça. No entato, Natasha esclareceu que as câmeras de segurança do prédio flagraram a briga e as agressões sofridas. O bar onde o fato aconteceu já foi alvo de várias reclamações dos moradores da quadra.


Fonte: Diário de Natal, 31/08/2011