quarta-feira, 30 de abril de 2008

Crateras se abrem em Natal

Um imenso buraco foi aberto às margens da BR-101

Uma imensa cratera de cerca de 10 metros de profundidade por cinco de largura foi aberta ao lado da BR-101, nas proximidades do rio Pitimbu, em Nova Parnamirim. A área de duna foi escavada pelas águas caídas na última semana e o buraco já tragou um poste de energia por inteiro. O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) começou a fazer os levantamentos topográficos da área na manhã de ontem e a expectativa é iniciar os trabalhos de recuperação “o quanto antes”.
Não é a primeira vez que uma voçoroca (nome dado à erosão provocada pela água da chuva em terrenos de grande permeabilidade) surge no local. Em março do ano passado, duas crateras semelhantes, mas com cerca de 2,5 m de profundidade, se estendiam desde o muro do condomínio vizinho, o Buena Vista, até o leito do Pitimbu. Já a cratera aberta na semana passada nasce na antiga pista da BR, que passa entre o condomínio e a rodovia atual, e também chega ao rio, se estendendo por cerca de 70 metros.
Na parte mais funda da cratera, podem ser vistos restos de tubulações e algumas estruturas de concreto. Porém, não há sinais no leito do rio de acúmulo da areia removida.


Fonte: Tribuna do Norte - 30/04/2008


COMENTÁRIOS Gustavo Szilagyi


Realmente é lastimável ver o Rio Pitimbu passar mais uma vez por um processo de assoreamento de seu talvegue.
Impressionante que é só esperar as primeiras chuvas do ano para que eventos como estes venham a se repetir. Ano após ano, chuva após chuva, e o evento é sempre o mesmo, com os mesmos culpados e vítimas.
Como culpados temos o Estado e sua total displicência e falta de zelo para com o Meio Ambiente, como vítimas temos o Rio Pitimbu e todo o ecossistema associado a área de sua bacia.
Quem conseguirá esquecer a voçoroca da Mahatma Gandi, que de 2004 a 2007 assustou os moradores de Nova Parnamirim e assoreou o Rio Pitimbu quase que por completo?
Quem esquecerá dos técnicos do IDEMA defendendo, na Justiça, o condomínio Buena Vista quando da afirmação de que a área onde está sendo erguido o condomínio (margem esquerda do Rio Pitimbu) não se caracteriza como sendo uma área de Dunas?
Quem esquecerá do Juiz que deu autorização judicial para a construção deste condomínio?
Interessante é ver a imprensa relatar a tragédia posta, ao invés de repercutir antes que a tragédia aconteça. Faço esta afirmação porque na última segunda-feira (28/04) aconteceu uma audiência pública na cidade de Parnamirim, convocada pelo IDEMA, para apresentar à população três novos projetos de condomínios que estão em processo de licenciamento naquele órgão, e que serão construídos as margens do Pitimbu. Um deles, inclusive, já iniciou o processo de terraplanagem numa área as margens da estrada que liga a Av. Maria Lacerda Montenegro até os conjuntos situados atrás do Aeroporto Augusto Severo.
Ai se pergunta novamente, desta vez para a imprensa, por que esta não divulgou e não deu cobertura a estas Audiências Públicas, que com certeza serão motivos futuros para novos embates ambientais sobre os impactos ao Rio Pitimbu?

Abril pode ter maior média de chuva desde 1999

O acumulado de chuvas entre janeiro e abril deste ano para a cidade de Natal é de 787 mm

As últimas chuvas registradas na região litoral do Rio Grande do Norte configuram que o inverno na faixa leste potiguar começou e deve perdurar até meados de agosto. Informações do serviço de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) indicam que este pode ser o mês de abril com maior média de precipitações, especificamente em Natal, desde o ano de 1999.
Até a tarde de ontem (29/04) havia chovido 417 milímetros na capital este mês. “Se houver uma chuva de no mínimo 11 milímetros até esta quarta-feira (hoje), teremos o mês de abril mais chuvoso na capital desde 1999”, disse o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot. Abril de 2006 detém, por enquanto, a maior média pluviométrica na capital potiguar, com 427,9 mm. O pior mês de abril foi em 2003, quando foram registrados apenas 133,4 mm.
O acumulado de chuvas entre janeiro e abril deste ano, para o município de Natal (787,4 mm), é quase metade do total registrado entre janeiro e dezembro de 2007 (1741,9 mm). O mês de junho, no entanto, é historicamente aquele com maior média de chuvas. No ano de 2005, por exemplo, choveu 761,3 apenas no mês de junho. Essa foi a maior média desde 1999 naquele mês. O ano de 2004 permanece, por enquanto, com a maior média anual de chuvas (2446 mm) desde 1999.
Os registros do serviço de meteorologia do governo mostram que não houve chuva em Natal em quatro dias apenas. Os modelos de climatologia da Emparn não mostravam, ontem, informações seguras sobre eventuais “temporais”, a exemplo do ocorrido na quarta-feira da semana passada.
A previsão aponta para a ocorrência de chuvas na manhã desta quinta-feira, podendo persistir até o sábado. As precipitações, conforme as previsões da Emparn, indicam chuvas sempre na parte da manhã, com aparecimento do sol à tarde.
Gilmar Bristot diz que a estação chuvosa para o litoral potiguar terá precipitações acima do normal. Deve continuar a condição de céu parcialmente nublado, em todas as regiões do Estado, com pancadas de chuva, principalmente no litoral leste e no Agreste.
As previsões é que o inverno para o interior do Estado continue até meados ou final do mês de maio. Entre os dias 5 e 10 do próximo mês os dados da Emparn indicam chuvas tanto em Natal quanto no interior.
Da manhã de segunda-feira (7h) até às 7h de ontem, os pluviômetros da Emparn haviam registrado chuvas em 74 municípios potiguares. As precipitações foram bem distribuídas em todas regiões do Estado, com mais intensidade no litoral leste e no agreste. O maior volume de chuva, foi em Parnamirim, 98,8 milímetros. Em Natal choveu 81,5mm.

Fonte: Tribuna do Norte - 30/04/2008