sexta-feira, 28 de março de 2008

Maior reservatório de água do Estado amanhece "sangrando"

Conforme previsão do Departamento Nacional de Obras Conta a Seca (DNOCS), a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório de água doce do Estado (armazena 2,4 bilhões de metros cúbicos de água), começou a sangrar às 3h de ontem. O reservatório ainda não está recebendo água do açude Coremas, da Paraíba, o que deve acontecer no início da noite desta sexta-feira.
O início da sangria da Armando Ribeiro é motivo de preocupação para os produtores de camarão e fruticultores do Vale do Açu, mas também de alegria para a população de mais de 40 municípios do Rio Grande do Norte, inclusive Mossoró, que são abastecidos pelo lago através do sistema de adutoras construídas pelo Governo do Estado.
A preocupação dos carcinicultores é porque a sangria da Armando Ribeiro, segundo a empresária Tácia Liane, da empresa Aquaviva, aumenta o volume de água do rio Piranhas/Açu entre os municípios de Itajá e Macau, deixando todas as fazendas de camarão em cativeiro ilhadas na região entre os municípios de Pendências e Porto do Mangue.
O principal motivo da alegria da população de mais de 40 municípios do Rio Grande do Norte é que a sangria mínima da Armando Ribeiro é sinônimo de garantia de abastecimento destas cidades nos próximos 3 anos. Outro motivo é que a cheia despolui o leito do rio, que tem sido castigado nas últimas décadas com esgotos das cidades e agrotóxicos dos projetos.
A lâmina de sangria da Armando Ribeiro, às 15h de ontem, estava em 40 centímetros. O técnico Geraldo Margelo, do escritório do Dnocs em Assu, informou que a barragem está recebendo menos água, com a redução das chuvas no Médio Oeste e o sertão paraibano. Destacou, no entanto, que esse quadro vai mudar nas próximas 36 horas.
Essa mudança será proporcionada com a chegada da água da sangria da Barragem Coremas, na Paraíba, provavelmente no início da noite de sexta-feira. O Coremas, às 15h de ontem, estava transbordando com lâmina de 60 centímetros. Juntando com a água que está chegando do Seridó, o técnico calcula que a Armando Ribeiro passe a transbordar com 1 metro.
Agricultura
A regularidade do inverno na serra está deixando felizes os agricultores. Seu Damião Firmino, 82, plantou milho e feijão em janeiro e já começou a colher a safra. Ele disse que, se for possível, ainda pode voltar a plantar.
Carcinicultores se preparam para cheia

A empresária Tácia Liane, da empresa Aquaviva, de Pendências, disse que informou que se a lâmina de sangria da Armando Ribeiro chegar a 2 metros, todas as 20 fazendas de camarão do delta do rio Piranhas/Açu, entre as cidades de Macau, Pendências e Porto do Mangue, ficarão ilhadas, como aconteceu em 2004.
As fazendas não ficariam ilhadas se o Governo do Estado tivesse concluído a Estrada do Camarão, que começou em 2005 e até hoje não concluiu. Falta construir uma pequena ponte e dois quilômetros de asfalto. Devido a essa negligência, a empresária disse que em 2004 os carcinicultores usaram canoas para transportar os operários.
Para este ano, a empresária acreditava que as chuvas não fossem tão fortes. Entretanto, com as chuvas fortes nas regiões Seridó e Médio Oeste, no Rio Grande do Norte, assim como no Alto Sertão Paraibano, os empresários já esperam o pior. Estão abastecendo as fazendas com ração para garantir o alimento dos camarões para nas próximas semanas. Acreditam na redução das chuvas.
Chuvas são mais intensas no Alto Oeste e no Seridó
Dos trinta municípios com maior volume de chuvas este ano, dezenove estão no Alto Oeste e Oeste; dez no Seridó e um no Vale do Açu. A distribuição geográfica das chuvas é uma mostra de que o inverno de 2008 tem tudo para ser um dos melhores das últimas décadas.
De acordo com o Boletim Pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), entre 1º de janeiro e 26 de março, choveu 771,8 milímetros em Martins, 612,4 em Riacho de Santana e 608,8 mm em José da Penha. No Seridó, o município com maior volume de chuvas é Serra Negra do Norte, com 566,7 milímetros.
O Seridó é a região que mais está se beneficiando com a distribuição temporal e espacial das chuvas, situação considerada ideal para a agricultura e também para os açudes, que estão tomando água regularmente. A maioria deles estava praticamente seco. É o caso do Gargalheiras, em Acari, e do Itans, em Caicó. Com capacidade para 80 milhões de metros cúbicos, antes da chegada das chuvas o reservatório que abastece Caicó tinha apenas um quarto da água que pode acumular. O açude Dourado, em Currais Novos, que estava seco, encheu. A Caern agora vai aproveitar para reativar o sistema de abastecimento de água da cidade.
De acordo com informações do blogue do jornalista Robson Pires, o nível do Itans aumentou mais 76 centímetro entre quarta e quinta-feira. Para atingir a lâmina de sangria ainda faltam, de acordo com a última leitura, 5 metros e 25 centímetros. “Mas, já deve ter diminuído. É que o Rio Barra Nova está com muita água e despejando para dentro do reservatório. Sem contar que o açude Esguicho, de Ouro Branco, está sangrando”, diz o jornalista.
Segundo Robson, o Gargalheiras está faltando 1 metro e 72 centímetros para sangrar. O açude de Cruzeta, 2 metros e 74 centímetros. A Barragem Boqueirão está com pouco mais de 48 milhões de metros cúbicos.

FONTE: Tribuna do Norte - 28/03/2008

COMENTÁRIOS GUSTAVO SZILAGYI
A alegria está de volta ao sertão do Nordeste, em especial ao do Rio Grande do Norte. As precipitações das últimas semanas estão enchendo açudes e barragens em todos os recantos de nosso estado.
Algumas de nossas maiores cidades sertanejas, e que não viam seus açudes sangrarem a anos, como é o caso de Currais Novos, voltataram a acordar com o barulho das enchurradas decorrentes da sangria do Dourado, que até o ano novo tinha o marrom como a cor de seu leito seco.
O agricultor agradece aos céus, pois como bençãos de Deus, perceberá fartura de seu roçado.
Já havia comentado da beleza do sertão em Felipe Guerra, com a caatinga não mais mata rala e branca, e sim vigorosa e verde.
Agora, com a mãe curemas chorando suas lágrimas em direção ao imponente engenheiro Armando, esplode o vale de alegria, cor e vida.
Nada como uma gota d'água sob um chão seco para dele brotar o verde da esperança.
Que Deus siga presenteando esta gente brava com o suor de sua criação. Abençoado seja o homem do sertão.

terça-feira, 25 de março de 2008

Açude Dourado transborda depois de 13 anos de seca

Pela primeira vez em treze anos, o açude Dourado atinge a sangria

O feriado da Semana Santa foi de muita chuva no Rio Grande do Norte, principalmente nos municípios de Jucurutu (Oeste Potiguar) onde foram registrados, 232,8 milímetros, e Serra Negra do Norte (Central Potiguar) com 214,4 mm. As precipitações foram tão boas que dois reservatórios do Estado sangraram. Um deles foi o açude Dourado, em Currais Novos, que transbordou na manhã de ontem.
O reservatório tem capacidade para 10 milhões de metros cúbicos e há quase 13 anos não sangrava, chegando a secar por completo no fim do ano passado. Até a próxima quinta-feira a Caern vai religar o sistema de abastecimento que estava desativado, o que vai aumentar a produção em mais 360 metros cúbicos por hora.
Outro que sangrou foi o açude do Encanto, no Alto Oeste potiguar. Esse reservatório foi o primeiro a transbordar com as chuvas deste ano. Desde a última quarta-feira (12/03), a população local esperava pela sangria. No final de semana, o açude se transformou em mais um ponto de lazer para as famílias.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Assu também está prestes a sangrar. Cerca de 85% dos 2.400.00.00 metros cúbicos de sua capacidade já estão preenchidos. Outros reservatórios como Pataxó e Sabugi também estão com uma boa reserva de água.
No município de Vila Flor (Mesorregião Leste Potiguar), a Emparn registrou 164,1 mm, seguido de Montanhas 122,4 mm e Nísia Floresta 110,9 mm. A maior chuva aconteceu em Natal, 169,6 mm. Apesar do grande volume de chuvas nenhum acidente grave foi registrado na capital. Por enquanto, as chuvas só provocaram transtornos àquelas pessoas que vivem em áreas de alagamento, como o bairro de Felipe Camarão, Cidade Nova, Capim Macio e Nossa Senhora da Apresentação.
A previsão da Emparn é de que vai continuar chovendo até o mês de maio, em todas as regiões do Estado, principalmente no Semi-Árido, onde os índices de chuvas podem ficar acima do normal. “Essas chuvas são provenientes da zona de convergência intertropical, principal mecanismo meteorológico que provoca chuvas no semi-árido do Nordeste. Outro ponto importante é que na faixa litorânea do estado o período chuvoso que vai de abril a junho, também vai ficar acima do normal”, explicou o meteorologista Uelinton Pinheiro.
Chuva provoca alguns estragos no interior do RN
Mas a chuva também provocou alguns estragos no interior do Estado. O município de Jaçanã, na região do Trairí, ficou prejudicado com o deslizamento da cabeceira da Ponte do Feijão. “Como estávamos sem passagem tivemos que transportar os pacientes de Jaçanã para Natal, pelo Estado da Paraíba”, disse o prefeito do município, Uady de Farias.
A chuva ainda deixou o município sem energia elétrica e telefone durante quatro dias. A situação começou a se normalizar no domingo, quando apenas os carros de passeio passavam pela RN 23. Apesar disso, o prefeito continua preocupado. “Se continuar a chover forte como nos últimos dias, o serviço feito na RN 23 não vai dar conta, porque colocaram barro, quando deveria ter sido colocado concreto. Qualquer chuva mais forte vai fazer o barro virar lama”, disse Uady de Farias.
A chuva provocou o rompimento da tubulação de uma subadutora da adutora Monsenhor Expedito, que deixou sem abastecimento de água o município de Coronel Ezequiel. Segundo a assessoria de imprensa da Caern, duas equipes estão trabalhando para achar o local do rompimento e outra para ativar o sistema antigo. Essa medida será apenas enquanto o trecho não é consertado. Ainda segundo a assessoria, o antigo sistema consiste na captação de água através de uma barragem. A Caern espera que pelo menos no município de Coronel Ezequiel o abastecimento de água seja normalizado o mais rápido possível. Em outros municípios, cujo abastecimento de água também foi comprometido, a Caern não tem previsão da normalização dos serviços.

Fonte: Tribuna do Norte - 25/03/2008