terça-feira, 17 de novembro de 2009

Campanha do "Ônibus Elétrico Híbrido para Natal/RN"

Recebo e reproduzo e-mail de nosso companheiro Haroldo Mota, da ONG Baobá, convidando a todos a hastear a bandeira da campanha "ônibus elétrico híbrido para Natal/RN".
Leia abaixo a íntegra do e-mail.

Abraços;

Gustavo Szilagyi

_______________________________________________________

Amigos,

Este é o nosso 8° boletim semanal da campanha “Ônibus Elétrico Híbrido para Natal/RN." A semana passada foi positivamente importante. A OnG Baobá, participou de duas reuniões com várias entidades ambientalistas, sobre a Unidade de Conservação de Emaús [cuja área é inventariada pela SOS Mata Atlântica como patrimônio da biosfera mundial] referente ao prolongamento da Av. Prudente de Morais. A primeira foi no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN, com o diretor técnico Sr. Fábio Góes, a segunda reunião com o Dr. Fábio Nesi Venzon, procurador da República do RN; da manifestação do emissário em Ponta Negra; da celebração do 1º ato em prol da construção do parque de Capim Macio, da audiência pública sobre o desflorestamento da reserva legal de Mata Atlântica e da audiência pública na Assembléia Legislativa sobre transportes coletivos elétricos híbridos, dia 12 de novembro.

1)O pensamento desta semana e do escritor Guimarães Rosa “Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?”

2) São 500 multiplicadores voluntário da campanha.

3) Mais de 2.350 assinaturas.

4)Concedemos entrevista na FM Nova Parnamirim 87.7, no programa do vereador Sérgio Andrade, na quarta-feira, dia 11/11/09.

05)“Organização Mundial do Meio Ambiente”, é tema do acordo bilateral entre o Brasil e a França. O presidente Lula, visitou em Paris o presidente françês Sarkozy, no sábado, dia 14 de novembro. Firmaram uma carta de intenções sobre os impactos climáticos, um dos pontos importantes, é a criação do “OMA”- Organização Mundial do Meio Ambiente. A OnG Baobá defende a criação desta instituição, quando lançamos o projeto SOS Planeta Terra em 2003. Confira o assunto nos sites abaixo:

5.1)http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/11/14/mundo,i=154727/LULA+E+SARKOZY+APRESENTAM+PROPOSTA+CONJUNTA+PARA+COPENHAGUE.shtml

5.2)http://www.cabopress.jex.com.br/geral/projeto+sos+planeta+terra+visita+o+cabo

5.3)http://64.233.163.132/search?q=cache:8wQuRBKqoVwJ:weblog.greenpeace.org/energia-tour/2004/2004_11.html+sos+planeta+terra%2Bharoldo+Mota&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

06)Na audiência pública sobre ônibus elétrico híbrido para cidade, foi consenso à necessidade da aplicação desta tecnologia para reduzir a poluição automotiva na cidade, incentivo financeiro governamental e a participação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana na elaboração de um plano municipal para esse tipo de mobilidade no transporte coletivo público da cidade.

06.1) formalizaremos uma proposta de políticas públicas para uso do sistema de transporte coletivo elétrico híbrido para a cidade, na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana;

06.2) Oficializamos ao deputado estadual Mineiro pela criação da Lei Estadual da Redução da Emissão dos Gases do Efeito Estufa com metas claras e definidas. Seguindo os principais pontos:

- Incentivos e subsídios aos setores da economia do estado que produz sustentabilidade econômica em modelos de negócios.

- Priorizar o transporte sustentável: construção de ciclovias, recuperar linhas ferroviárias da grande Natal e do estado, para utilização do transporte de passageiro e carga e substituição da frota de transporte público coletiva movido a óleo diesel por ônibus elétrico híbrido.

- Plantar e recuperar coberturas vegetais.

- Promover a integração das questões climáticas nas Secretárias de Educação, Agricultura, Transporte e Estradas e na Secretária de Saúde.

- Inventaria anualmente as emissões dos gases do aquecimento climático do estado, proveniente das atividades humanas.

06.3) Propomos a criação do Comitê Estadual de Políticas Públicas do Plano Nacional de Combate ao Aquecimento Global – COPENAG. Esse comitê envolverá vários representantes dos governos federal, estadual e municipal, diversos setores da iniciativa privada, organizações não governamentais, acadêmicos e membros da sociedade civil.

07)Recomendações de leitura

07.1) “Voz aos ativistas ambientais”, Assembléia Legislativa discute implantação do ônibus híbrido em Natal/RN.

Veja o assunto relacionado da audiência pública nos sites: 1.http://www.al.rn.gov.br/assembleia/navegacao/ver_noticia.asp?idnoticia=1747

2.http://www2.tribunadonorte.com.br/print.php?not_id=131308

3.http://www.nominuto.com/noticias/cidades/assembleia-discute-implantacao-de-onibus-hibridos-em-natal/41703/

07.2) No blog dos gestores dos Programas de Ação Estadual de Combate à Desertificação (PAEs), há duas publicações interessantes sobre desertificação e mudanças climáticas. Ambas estão disponíveis para download, em língua espanhola. Veja no endereço:

http://paenordeste.blogspot.com/2009/10/desertificacao-e-mudancas-climaticas.html

07.3) “Chaminés livres do dióxido de carbono” técnica desenvolvida por cientistas brasileiros do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Este método supera as técnicas atuais que capturam carbono na forma gasosa, uma das substâncias que está provocando o aquecimento do planeta. Esse artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde. Leia no endereço abaixo:

http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/chamines-livres-do-dioxido-de-carbono/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje

07.4) “Natureza Conflitante”, é o título da chamada do artigo de Alex Sander Alcântara da Agência FAPESP, publicado em 09/11/2009 sobre o livro “Natureza e Cultura no Brasil” da autora Luciana Murari. A obra investiga como grande parte da intelectualidade brasileira – do fim do século 19 até a Semana de Arte Moderna, em 1922 – percebia e concebia as múltiplas relações entre natureza e sociedade, aliado a um projeto de modernidade nacional. “A modernidade era um sonho que parecia fadado a nunca se realizar, porque aquele peso sempre se fazia sentir e se expressava de forma muito intensa na relação do país com seu meio físico”, disse a autora. Confira no site abaixo:

http://www.agencia.fapesp.br/materia/11322/especiais/natureza-conflitante.htm

07.5) Hugo Penteado, autor do livro “Ecoeconomia - Uma Nova Abordagem” (São Paulo: Lazuli, 2003). Mestre em economia pela Universidade de São Paulo e trabalha no mercado financeiro há mais de 20 anos. Confira sua entrevista no endereço:

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=42659

07.6) Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima (FNMC), esse importante projeto foi aprovado em 28/10/09, entre suas finalidades e financiar projetos de controle da emissão de gases do efeito estufa. O Senado ainda irá analisar a matéria. Veja a reportagem: http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=142167

08)“Dia Mundial sem Carne, 25 de novembro de 2009”. A OnG Baobá, realizará o evento no bairro do Alecrim. Segue as informações:

08.1) Kero Kero, Distribuidora de Alimentos, situada na rodovia BR 101, s/n Km 5, é parceira pelo combate ao aquecimento climático da cidade. Fez a doação de 100 kg de arroz integral para o almoço vegetariano;

08.2) o Curso de Gastronomia da UnP, tendo como coordenadora Sra. Anna Maria e parceira pela dimensão pedagógica do evento;

08.3) recebemos o livro “Vegetarianismo – Sustentando a Vida” de Maria Laura Garcia Packer, professora de Yoga e vegetariana para doação no evento;

08.4) a gráfica “Lucgráfica” apóia essa campanha pela minimização do desflorestamento.