terça-feira, 9 de junho de 2009

Licenciamento via Internet

Reunião entre a Semurb e empresas de publicidade definiu que novo sistema entrará em funcionamento no dia 19

Por Roberto Cavalcanti

A
partir da próxima semana, o licenciamento das peças de publicidade colocadas em Natal poderá ser feito também pela Internet. A novidade foi apresentada ontem, pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em uma reunião com os empresários do setor de publicidade visual. Com a implantação deste sistema, a Semurb espera ter um maior controle da poluição visual no município. As empresas não cadastradas e sem o número da licença terão um prazo de 72h para a retirada destas publicidades.

Após a implantação do sistema, que funcionará na página da Internet da secretaria (www.natal.rn.gov.br/semurb), as empresas entrarão na página para preencher um formulário e o programa vai gerar um selo numerado, dando a licença para a publicidade solicitada. A partir do dia 19, após a segunda reunião com as empresas, já será possível fazer a solicitação online. Caso a firma não esteja regularizada, a peça publicitária não obterá o selo de licença da e,consequentemente, não poderá instalá-la.

O chefe do departamento de Controle e Impacto Ambiental (DCA), Gustavo Szilagyi, explica que a Semurb já fez esse tipo de discussão com representantes de outros setores da sociedade, entre eles a construção civil e o Ministério Público. "Nós estamos intensificando a comunicação, através de reuniões, na tentativa de reduzir os impactos no meio ambiente. Agora tivemos uma conversa com o setor de publicidade visual e, acho o projeto está sendo muito bem aceito por todos fazem parte desta lutar em prol da limpeza da cidade".

Para o diretor da SBS, empresa de publicidade visual, Sérgio Bezerra da Silva, "é muito importante existir um contato do órgão responsável com as pessoas do setor. Com isso, temos a oportunidade de debater o que é melhor para a cidade". A próxima reunião está marcada para o dia 17 deste mês, também na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. Na ocasião, será discutida uma minuta de proposta para alterar a legislação que controla a publicidade em Natal.

Fonte: Diário de Natal, 09/06/2009