domingo, 15 de março de 2009

Temperatura está um grau acima

O verão já está perto do fim contudo o calor em Natal parece não dar trégua. Este ano, a temperatura média da cidade chega a quase um grau acima do normal. “Os dados estão mostrando que a temperatura está meio grau a um grau acima da média”, informa Gilmar Bristot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuário do Rio Grande do Norte (Emparn). Segundo ele a média normalmente varia de 29 a 30 graus Celsius, e este ano, a média já chegou a 30,5º C.
“Nós estamos no verão ainda e o que acontece é que nos meses mais quentes como janeiro, fevereiro e princípio de março, observamos temperaturas um pouco mais altas”, afirma o meteorologista. De acordo com Bristot, Natal está se transformado numa ilha de calor, devido à verticalização da cidade, o desmatamento e a impermeabilização do solo.
Além do aumento da temperatura, Bristot explica que a alta umidade do ar, acima de 80%, eleva ainda mais a sensação de calor, que é chamada de sensação térmica. Gilmar esclarece que a sensação térmica cria uma temperatura que não pode ser medida fisicamente através de um termômetro e cada pessoa irá sentir de forma diferente, vai depender principalmente do biotipo físico e do metabolismo.
O meteorologista explica que a sensação pode aparentar uma temperatura elevada, quando a umidade do ar está alta, como também uma temperatura mais baixa, nos dias em que venta. Bistrot enfatiza ainda que a umidade elevada do ar trabalha como um efeito estufa, uma vez que retém calor. “Estamos no Nordeste e não há sistemas que causem instabilidade capaz de transformar essa umidade em chuva”, completa o meteorologista.

Registrado alto índice de radiação

O meteorologista Gilmar Bristot relata que Natal apresenta índices elevados de radiação ultravioleta. Segundo ele, a média estimada para os próximos dias é de 13, índice considerado extremo. O registro é feito a cada meia hora pelo Centro Regional do Nordeste do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que marca os índices das 7h às 16h. Durante todo o dia de quinta-feira o índice atingiu o ponto máximo às 12h, com 8 pontos, ou seja, índice considerado muito alto. Essa medição pode variar de acordo com a presença de nuvens no céu.
O índice ultravioleta mede o nível de radiação solar na superfície da terra. Além disso, com base neste índice é possível medir o risco do efeito biológico do envermelhecer da pele devido a exposição à radiação solar UV. Esse efeito biológico é conhecido como eritema. A radiação solar é medida através de uma escala que vai de 0 a 16 e quanto maior o Índice UV registrado, maior é o risco. A exposição em excesso causa queimaduras na pele e a longo prazo pode causar câncer de pele entre outros males e doenças.

Avanço do mar destrói casas no RN

Além do aumento da temperatura, as praias na orla do Estado vem sofrendo com o avanço da maré, como as praias de Sagi e Maxaranguape. Na tábua de marés desta quinta-feira, a altura máxima chegou a atingir 2,5 metros no Porto de Natal.
O prefeito de Baía Formosa, Nivaldo Melo, município que abriga a praia de mesmo nome e a praia de Sagi, afirma que está temeroso com o aumento do nível do mar. “Há uma temeridade em relação ao avanço do mar. Há cerca de um ano e meio o mar destruiu muitas casas em Sagi, desabrigando pessoas e trazendo prejuízo”, relata.
Nivaldo Melo diz que a praia de Baía Formosa ainda não passou por situação semelhante, como destruição de casas, contudo ele informa que barreiras e trilhas, usadas pelo turismo local, estão sofrendo interferência do mar. “Os bugueiros estão inclusive com cuidado para usar esses pontos de trilhas e barreiras”, finaliza o prefeito. No município de Maxaranguape, Luiz Aleixo, funcionário da prefeitura, informa que o mar está invadindo casas e comércio. “Aqui em Maxaranguape o mar já arriou várias casas. As pessoas tiveram que deixar as casas, inclusive os veranistas”, frisa. Luiz também relata que no período de carnaval o município ficou alagado e “os foliões não podiam brincar embaixo d’água”.
No município de Tibau do Sul o avanço do mar é percebido por turistas e moradores. “Aqui em Pipa e em todo o litoral o avanço é constante. As pessoas tem colocado pedras e outros paliativos, mas que não são suficientes”, informa Gaspar Cristiano Moreira, Secretário de Meio Ambiente de Tibau do Sul. O secretário afirma que prefeitura não tem nenhum projeto para diminuir o impacto ambiental do avanço do mar ou mesmo a contenção das águas. “O mar vai “comer” a cidade”, enfatiza Gaspar.


Fonte: Tribuna do Norte, 15/03/2009

Vazamento em bomba deixa bairros sem água

Problemas de vazamento em uma das bombas de sucção da Estação Elevatória Lagoa Nova II, da Caern, nas proximidades do Campus Universitário, provocaram a interrupção no abastecimento de água em vários bairros da cidade. O conserto foi realizado na tarde de ontem e, segundo o engenheiro Cristalino Fernandes, a situação deve ser normalizada ainda neste domingo. “Em alguns pontos mais altos e em alguns condomínios maiores, a água pode demorar um pouco mais a chegar”, avisa ele.

O vazamento, verificado de madrugada, foi causado, segundo o engenheiro, por desgastes na tubulação que leva a água de poços e da Adutora do Jiqui para a estação elevatória. Com o problema, uma das bombas foi desativada, comprometendo o abastecimento dos bairros de Tirol, Cidade Alta, Petrópolis, Santos Reis, Praia do Meio, Ribeira, Rocas, Lagoa Nova, Nova Descoberta, Morro Branco, Quintas, Alecrim, Bairro Nordeste e Dix-Sept Rosado.

De acordo com o engenheiro da Caern, a Estação Elevatória Lagoa Nova II é uma das mais antigas de Natal, com tubulações que datam da construção do Centro Administrativo, na década de 1970, no governo Cortez Pereira — daí o desgaste.

Já na rua Carvão de Pedra, em Potilândia, o rompimento de um tubo causou transtornos a motoristas e pedestres, mas não chegou a prejudicar o abastecimento de água. Ontem pela manhã, uma equipe da Caern trabalhava no local.

O problema, segundo Fábio Melo, operador de sistema, foi a abertura de uma fenda na tubulação espiralada de aço costurado. A água escorria para av. Norton Chaves, formando poças no asfalto. A equipe da Caern esperava apenas que a água na fenda no tubo cessasse para que o trabalho de solda fosse realizado e o fluxo voltasse a seguir normalmente.

Fonte: Tribuna do Norte, 15/03/2009

Plano Diretor de Drenagem será discutido na Câmara

Para discutir soluções definitivas no sistema de drenagem de Natal e resolver os problemas ocasionados pelo período das chuvas, a Câmara Municipal promove nesta segunda-feira (16), às 11h, audiência pública para tratar do Plano Diretor de Drenagem da cidade. A proposição é do vereador Edivan Martins (PV), no âmbito da Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transporte, Habitação, Ciência e Tecnologia.

Edivan Martins justifica a importância da audiência tomando por base o atual sistema de drenagem que não acompanhou o crescimento da cidade. “A estrutura de drenagem de Natal é de cerca de 30 anos. Nesse tempo, a população da cidade dobrou e continuamos com os mesmos alagamentos, as mesmas lagoas. É preciso dotar a cidade de um sistema moderno e eficiente, com uma tecnologia sustentável para que Natal possa crescer sem problemas”, disse, destacando que o município já tem um diagnóstico da atual situação e está finalizando a elaboração do Plano Diretor de Drenagem. “Nosso objetivo é discutir o plano com todas as partes envolvidas antes que ele chegue à Câmara para apreciação”.

Fonte: 15/03/2009 - Tribuna do Norte