sábado, 19 de setembro de 2009

Cinco pessoas são presas acusadas de vender pássaros silvestres

A Companhia Independente de Proteção Ambiental da Polícia prendeu hoje cinco pessoas acusadas de comércio ilegal de pássaros silvestres em feiras livres de Macaíba e Parnamirim. A contagem precisa ainda será feita, mas informações preliminares da polícia dão conta de que, durante a operação, iniciada às 5h deste sábado, mais de 100 pássaros tenham sido apreendidos. Os animais eram vendidos por preços que variavam de R$ 15 a mais de R$ 300. Eles deverão ser encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com informações do tenente Denilson dos Santos, o comércio de animais silvestres é crime e prevê pena de seis meses a um ano de prisão, além de multa. Os detidos foram conduzidos à 8ª DP, os nomes deles ainda não foram revelados pela polícia.

Fonte: Tribuna do Norte, 19/09/2009


Comentários de Gustavo Szilagyi.

Sábado passado, 12/09, estava no Parque estadual das Dunas com uma turma de alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Potiguar - UNP quando vimos quatro viaturas S10 do CIPAM chegando na base da Companhia (situado no próprio parque) com as caçambas repletas de gaiólas e armadilhas cheias de passaros e animais silvestres.
Na ocasião uma emissora de TV local estava fazendo a cobertura da grande apreensão realizada no município de Macaíba.
Estas operações do CIPAM viraram rotina aos sábados, e infelizmente sempre resultam em grandes apreensões, o que significa dizer que os traficantes de animais silvestres continuam a solta e agindo indiscriminadamente, pois não acreditam em punições por este tipo de crime.
O Blog gostaria de neste momento Parabenizar todo o Comando Independente de Policiamento Ambiental da Policia Militar do Rio Grande do Norte pelo belo trabalho que tem sido feito em prol da defesa do Meio Ambiente de nosso estado.
Lamentável apenas o fato de saber que ainda existem muitas pessoas e veículos de comunicação que desprezam este tipo de ação promovido pelo CIPAM, e que ao invés de incentivar a continuidade e divulgar suas ações para que a sociedade tome conhecimento do que se tem feito em prol da defesa do Meio Ambiente, negligenciam estes fatos, quando coloca caçadores e traficantes de animais silvestres como "inocentes" e "coitados".
Fica aqui o nosso registro e a divulgação das fotos da apreensão de 12/09.






quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Zona Norte vai bombar: vem aí mais um mega empreendimento "Concreta Natal"

A Zona Norte de Natal pode começar a fazer contagem regressiva para o maior empreendimento imobiliário já visto por lá: trata-se de um novo condominio com 14 edifícios com 22 andares cada, situados em uma bela área recoberta por remanescentes de Mata Atlântica, a beira do estuário do rio Potengi, próximo as nascentes do rio Jaguaribe e com uma ventilação natural ímpar, o empreendimento está inserido dentro de uma Zona de Proteção Ambiental (ZPA 08), com dominio de APP's e o melhor: está "cuidadosamente" licenciada pelo município.
Próximo aos maiores Shoppings da Zona Norte e dos principais supermercados, o condominio da "Concretar Natal" apresenta várias opções de linhas de ônibus e linhas de trêm urbano passando na porta.
Serão mais de 1.500 unidades habitacionais, o que sem dúvida nenhuma movimentará a Zona Norte de Natal, a começar pela Floresta Ombrófila Densa existente em seu interior, pelas nascentes do rio Jaguaribe e pelas correntes de ar que serão privatizadas.
Você, amigo cliente da "Concretar Natal" já pode ir reservando sua vaga. Garanta logo seu apartamento e seus espaçosos pouco mais de 50 m2 com vistas para o Estuário do Potengi.
Para que se preocupar com Ipês, Maçarandubas e Paus-Brasil, se você pode desfrutar deles nas portas e janelas de seu apartamento?
Deixe que a "Concretar Natal" cuida de seu conforto. Ela elimita o mato e os bichos, e lhe oferecerá uma grama verdinha e muito concreto, com direito ao Nim, é claro!

Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias

Prezados, o Blog Grito Verde recebe e-mail do Comite da Bacia hidrográfica do Rio Pitimbu, convidando a todos aqueles amigos preocupados com a saúde ambiental de nossos mananciais hídricos para, em parceria com o Comitê, participarem da ação do "Dia Munidial de Limpeza dos Rios e Praias, que realizar-se-á no próximo sábado, 19 de setembro, as 07:30h no Rio Pitimbu.
Abaixo transcrevo o e-mail recebido.
"Prezados amigos. O “Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias” é promovido desde 1986 pela ONG norte-americana “The Ocean Conservancy”, e patrocinado mundialmente pela “The Coca-Cola Company”. Atualmente mais de 100 países participam do movimento, inclusive o Brasil. No Rio Grande do Norte, a ação é realizada desde o ano de 2002 e é coordenada pela Norsa Refrigerantes Ltda. A campanha tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o problema do lixo no meio ambiente. Durante a campanha são mobilizados voluntários, em forma de mutirão, que percorrem determinados trechos de praias/rios, conscientizando os banhistas, coletando e catalogando o lixo encontrado. Estes dados são consolidados pelas entidades que organizam esta ação em cada local, permitindo que seja rastreada a origem destes detritos e dimensionando o volume de materiais não biodegradáveis lançados aleatoriamente na natureza. Iremos realizar o mutirão no dia 19 de Setembro, no Rio Pitumbu, e convidados este Comitê a participar deste trabalho voluntário voltado a sociedade e ao meio ambiente. O ponto de concentração será em frente a fábrica da Real, na Rodovia BR 304, Km 5,8, nº 450 – Distrito Industrial – Macaíba/RN, ás 07:45".
Não deixem de participar de mais esta iniciativa. vejo vocês por lá.
Gustavo Szilagyi