segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Balanço do ano de 2007


Prezados amigos.

Passados 365 dias, chegamos a mais um recomeço. Vira-se a página do calendário e reiniciamos a contagem de um novo ano.
2007 foi um ano para não esquecermos jamais. Foi um ano para guardarmos para sempre em nossas memórias pelas conquistas e derrotas, pelos momentos de alegria e pelos momentos em que derramamos lágrimas.
Este foi o ano marcado pela maior luta ambiental que nossa cidade já viu. Os debates a cerca da revisão do Plano Diretor de Natal que se arrastaram por 2 anos e 4 meses tiveram fim no mês de maio, em uma tumultuada sessão da Câmara de Vereadores, quando a câmara votou favorável as emendas dos vereadores Dikson Nasser, Geraldo Santos e Adenúbio Melo, liberando o gabarito e aumentando o Índice de Adensamento Básico da Zona Norte e de parte da área de amortecimento do Parque das Dunas. Mesmo depois do veto do Prefeito Carlos Eduardo Alves a estas danosas emendas, nossos ilustres vereadores, inclusive 3 dos 4 vereadores do Partido Verde (Julio Protásio, Sargento Siqueira e Aquino Neto), derrubaram o veto do prefeito e abriram margem para uma ocupação desenfreada e desordenada naquela parte da cidade.
Os debates a cerca do Plano Diretor de Natal registraram também grandes vitórias da sociedade Natalense, onde a preservação de Ponta Negra e o freio no BOOM imobiliário dos conjuntos Ponta Negra e Alagamar, além da manutenção do AEIS de Mãe Luiza se configuram como grandes marcos destas conquistas.
Este foi um ano em que pela primeira vez, desde Alberto Maranhão, um prefeito teve a coragem e o discernimento de defender a cidade e fazer valer a Lei Ambiental e Urbanística da cidade. Um Hotel teve sua obra embargada na Via Costeira, e cinco espigões deixaram de sujar o lindo cartão postal do Morro do Careca.
Em 2007 vimos também 40 toneladas de peixe agonizarem até a morte nas poluídas águas do rio Potengi, e seu causadores, até o presente momento, não sofreram nenhuma punição criminal pelo dano cometido.
O ano que hora termina foi o ano em que a população acordou para o submundo das cavernas: Tombamento ao Patrimônio Histórico, Paisagístico e Espeleológico do Estado da Furna Feia, em Mossoró; Audiência Pública com fins de criação de Unidades de Conservação da Natureza na região da Chapada do Apodi, área de maior concentração de cavidades naturais do Estado, dentre outras.
2007 foi um ano de muito trabalho para os Promotores de Meio Ambiente que integram o Ministério Público de nosso Estado, que foram nossos olhos, e nossa voz no grito pela preservação do Meio Ambiente de nosso estado e cidade, defendendo com amor e afinco desde a qualidade de nossas águas até nosso patrimônio cênico paisagístico.
Concluo lembrando da voçoroca da Mahatma Gandhi. O inverno de 2007 foi o último em que a população de Nova Parnamirim passou suas noites acordada esperando pelo pior a cada chuva forte que caia em nossa cidade. Depois de dois anos e meio de muita luta, foi entregue neste mês de dezembro a Nova Mahatma Gandhi. A população de Nova Parnamirim agora pode dormir sossegada, e o Rio Pitimbu ganha uma sobre vida com seu canal fluvial finalmente dragado.
Que 2008 nos reserve momentos de muitas alegrias, de muito desenvolvimento para nossa cidade e estado, porém de muita responsabilidade sócio-ambiental.
Feliz Ano Novo para todos.

Nenhum comentário: