terça-feira, 18 de março de 2008

Fim de semana de boas chuvas

COMENTÁRIO

Depois de um longo e tenebroso periodo de seca, começa a chover no interior semi-árido do Estado do Rio Grande do Norte. Este final de semana estive na cidade de Felipe Guerra, e lá pude testemunhar o grande volume de água que vem caíndo no sertão.
Nos rios, outrora secos, agora correm água.
A vegetação a um mês atrás seca e queimada, agora brota o verde intenso, as flores amarelas, vermelhas, rochas, laranjas... O sertão está colorido.
Esperemos que este inverno prometa ainda muita chuva para o interior do nosso Rio Grande do Norte.
Gustavo Szilagyi


Matéria publicada no Diário de Natal desta terça-feira, 18/03/2008.


Diferente do que ocorreu em Natal, onde o forte calor predominou durante o sábado e o domingo, em algumas cidades do Seridó houve tempestade com raios e chegou a chover granizo. Confirmando a previsão feita pela Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), o final de semana foi de boas chuvas em todo o interior do Rio Grande do Norte, principalmente nas regiões Oeste e Central do estado. ‘‘Nessas duas regiões do Rio Grande do Norte foram registradas chuvas de mais de 100mm’’, completou o meteorologista Gilmar Bristot.
As precipitações estão ocorrendo devido à instabilidade provocada por uma zona de convergência intertropical e a Emparn espera ainda mais chuva para os próximos dias, com a intensidade aumentando devido à mudança da estação do ano, que ocorrerá no próximo dia 21 de março. ‘‘Estamos nos aproximando da mudança de equinócio e a chegada do outono provoca uma mudança na atmosfera, facilitando a formação de áreas de instabilidade. No período de 20 de março a 10 de abril deveremos começar a registrar chuvas com índice normal ou acima da média’’, disse Gilmar.
As fortes chuvas das últimas semanas foram responsáveis por modificar a paisagem do interior do estado, fazendo com que os agricultores tenham começado o plantio. Entretanto, o nível dos reservatórios continua bem abaixo do ideal e a maioria permanece com menos de 50% da sua capacidade máxima, como ocorre com o açude Itans, na cidade de Caicó, que atualmente está com apenas 22,95% de sua capacidade de armazenamento. As exceções são as barragens Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, com 72,63 %, Encanto, com 73,16 %, Rodeador, com 77,14 %, Santa Cruz do Apodi, em Apodi, com 69,80 % e Mendubim, com 56,76 %.

Nenhum comentário: