quarta-feira, 30 de abril de 2008

Abril pode ter maior média de chuva desde 1999

O acumulado de chuvas entre janeiro e abril deste ano para a cidade de Natal é de 787 mm

As últimas chuvas registradas na região litoral do Rio Grande do Norte configuram que o inverno na faixa leste potiguar começou e deve perdurar até meados de agosto. Informações do serviço de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) indicam que este pode ser o mês de abril com maior média de precipitações, especificamente em Natal, desde o ano de 1999.
Até a tarde de ontem (29/04) havia chovido 417 milímetros na capital este mês. “Se houver uma chuva de no mínimo 11 milímetros até esta quarta-feira (hoje), teremos o mês de abril mais chuvoso na capital desde 1999”, disse o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot. Abril de 2006 detém, por enquanto, a maior média pluviométrica na capital potiguar, com 427,9 mm. O pior mês de abril foi em 2003, quando foram registrados apenas 133,4 mm.
O acumulado de chuvas entre janeiro e abril deste ano, para o município de Natal (787,4 mm), é quase metade do total registrado entre janeiro e dezembro de 2007 (1741,9 mm). O mês de junho, no entanto, é historicamente aquele com maior média de chuvas. No ano de 2005, por exemplo, choveu 761,3 apenas no mês de junho. Essa foi a maior média desde 1999 naquele mês. O ano de 2004 permanece, por enquanto, com a maior média anual de chuvas (2446 mm) desde 1999.
Os registros do serviço de meteorologia do governo mostram que não houve chuva em Natal em quatro dias apenas. Os modelos de climatologia da Emparn não mostravam, ontem, informações seguras sobre eventuais “temporais”, a exemplo do ocorrido na quarta-feira da semana passada.
A previsão aponta para a ocorrência de chuvas na manhã desta quinta-feira, podendo persistir até o sábado. As precipitações, conforme as previsões da Emparn, indicam chuvas sempre na parte da manhã, com aparecimento do sol à tarde.
Gilmar Bristot diz que a estação chuvosa para o litoral potiguar terá precipitações acima do normal. Deve continuar a condição de céu parcialmente nublado, em todas as regiões do Estado, com pancadas de chuva, principalmente no litoral leste e no Agreste.
As previsões é que o inverno para o interior do Estado continue até meados ou final do mês de maio. Entre os dias 5 e 10 do próximo mês os dados da Emparn indicam chuvas tanto em Natal quanto no interior.
Da manhã de segunda-feira (7h) até às 7h de ontem, os pluviômetros da Emparn haviam registrado chuvas em 74 municípios potiguares. As precipitações foram bem distribuídas em todas regiões do Estado, com mais intensidade no litoral leste e no agreste. O maior volume de chuva, foi em Parnamirim, 98,8 milímetros. Em Natal choveu 81,5mm.

Fonte: Tribuna do Norte - 30/04/2008

Nenhum comentário: