domingo, 8 de junho de 2008

Especialista situa a questão do saneamento em Natal

Após a palestra sobre recursos hídricos conduzida por Paulo Varella, da Agência Nacional de Água, Aldo Tinoco situou a questão do Saneamento Básico na realidade de Natal, tema do qual é especialista. A programação deu sequência ao Seminário Motores do Desenvolvimento do RN, que aconteceu no auditório da Fiern.
Na abordagem do tema, Aldo Tinoco lembrou a importância do saneamento para o desenvolvimento e qualidade de vida, dialongando com as leis que determinam esse procedimento na cidade.
Segundo ele, as recargas de água acontecem por meio das chuvas, mas a impermeabilizaçao vem impedindo a naturalidade desse processo. Outro meio de recarga são as fossas, mas tem perdido essa "caracteristica" devido aos processos de saneamento. Além disso, vem ocorrendo a degradação dos aquíferos e a exploração crescente dos poços. Nesse contexto, tem água disponível, mas as fontes tem ficado cada vez mais limitadas, e os custos mais altos.
Desafios
No processo de realização do saneamento básico, várias questões e desafios estão envolvidos. Dentre alguns citados por Aldo Tinôco, estão o uso e propriedade dos terrenos, e a dificuldade de aquisição dos recursos.
Os desafios para gerenciar a situação envolvem parcerias com o setor privado, diálogo com as determinações das leis e considerações como impacto imobiliário do saneamento, alternativas de reuso da água com monitoramento de qualidade e dos aspectos normativos e reguladores.
“ O problema não é tratar o esgoto, é saber onde vai lançar a água”. Nesse sentido, Aldo finaliza afirmando que, pensando no desenvolvimento, é importante resgatar instrumentos como Estatuto da Cidade e Plano Diretor, realizar avaliações ambientais estratégicas e analisar a política de governo como um todo antes de realizar qualquer ação.

Fonte: Tribuna do Norte

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito da informação. Mas queria uma imformação mais complexa, onde é mais visivel por exemplo, podem acrescentar ?
Obrigada.