sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Semurb embraga obra de igreja no San Vale

A construção, segundo a Semurb, está numa área de proteção ambiental

A construção de uma igreja no San Vale foi embargada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) por não ter licença ambiental. A obra está localizada na Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA 1), onde é preciso autorização especial para construir qualquer tipo de empreendimento. Na manhã de ontem, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) estiveram no local para solicitar o comparecimento do proprietário do imóvel à sede do órgão, em um prazo de 72 horas, para tomar as providências cabíveis. Como não havia ninguém no terreno, eles afixaram cartazes com a intimação nas estruturas de concreto que já ocupam o espaço.
De acordo com o fiscal ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi, caso o responsável não compareça, a secretaria vai dar entrada no processo administrativo que será encaminhado ao Ministério Público. ‘‘A gente não quer impedir que eles construam, mas eles têm que seguir a lei ambiental’’, observou. A obra começou a cerca de uma semana e no terreno de aproximadamente 500 metros quadrados, localizado em uma área interdunar, foi feito um aterro para erguer a estrutura da igreja.
No final da tarde de quarta-feira, funcionários da empresa responsável pela construção estavam colocando as colunas de concreto que sustentarão o teto da igreja, quando foram surpreendidos pela Guarda do Parque da Cidade. Eles chegaram a discutir com os fiscais e os acusaram de perseguição política. ‘‘Não existe perseguição, nós só estamos fazendo nosso trabalho. Isso é uma falta de respeito com a cidade e com o funcionário público’’, disse Gustavo Szilagyi.
Aparentemente, a obra é tocada apenas no final do dia, quando o movimento no bairro diminui. A fiscalização da Semurb passa diariamente no local, por causa do Parque da Cidade, e estava acompanhando a movimentação em torno da obra, mas nunca conseguia encontrar operários ou engenheiros no local. A ZPA 1 está ligada ao Parque da Cidade e por determinação judicial a Semurb não pode autorizar construções em San Vale até que obras de drenagem e saneamento sejam realizadas no bairro.
Fonte: Diário de Natal, 29/08/2008

Nenhum comentário: