sábado, 13 de agosto de 2011

CRÔNICA AMBIENTAL

Meus amigos, divido com vocês uma crônica muito bem humorada escrita pela Jornalista e escritora do Blog Boca Nu Trombone, Layana Brasil, que em seu texto semanal desta semana decidiu tratar de um assunto que não incomoda apenas a ela, mas acredito que a maioria dos seguidores deste humilde blog: o pavor que muitas pessoas tem de árvores, de suas folhas, flores e frutos.

A cada dia que passa, centenas de árvores são cortadas em nossas cidades sem motivo aparente, sem que a árvore esteja doente ou necessitando de um tratamento fitossanitário, mas simplesmente por ela existir e dar folhas। São pessoas que se prestam a passar o dia todo "lambendo" a calçada de casa, gastando litros e mais litros de água para lavar a calçada de casa, quando não a própria rua, e que se incomodam profundamente com as pobres folhinhas que caem das árvores durante seu processo de reciclagem natural.

Acompanhem abaixo a crônica, e divirtam-se.

Atenciosamente;

Gustavo Szilagyi



Gente com folhafobia

Por Layana Brasil
Jornalista e escritora.

Em plena era do "desenvolvimento sustentável" do "proteja a natureza" eu tenho exemplos diários aqui em meu bairro de que as pessoas estão cagando nem aí pra tudo isso. Isso me faz pensar o quanto a sociedade diz que apóia todos esses valores de proteção à natureza, mas desde que o outro faça, eles não, que dá trabalho.
Assim que chegamos na rua onde moramos notamos que numa rua grande, só duas casas tinham árvore na calçada. Das 10 da manhã às 3:30 da tarde a combinação zero árvores+calçadas+paralelepípedos fazem o ato de andar na rua um inferno particular. Plantamos logo duas em nossa calçada. Elas cresceram rápido e: olha só... dois vizinhos se revezam colocando seus carros em nossa sombra! Detalhe: continuam sem plantar nada. Nas ruas do bairro é comum vermos gente fazendo poda drástica (quando deixam só os galhos) e as árvores ficam parecendo saídas de filme de terror. Vontade que dá é gentilmente tapar o nariz desses seres enquanto estivessem dormindo (e a boca também já que é comum concretarem TODA área em volta da planta).
Outro costume insano aqui é varrer calçada com mangueira jorrando água. Aí acho que já é caso de transtorno bipolar. A pessoa tem disposição de todo dia, às vezes duas vezes ao dia ir pra calçada cuidar da limpeza como se disso dependesse toda sua dignidade, mas ao mesmo tempo, morre de preguiça de usar uma vassoura e quer empurrar a sujeira com água. Sabe pra que serve água numa calçada gente? Se alguém vomitou/cagou/lixo entornou usa-se um balde com água, um desinfetante e vassoura. O povo passa horas vendo televisão, mas quando passam esses avisos de meio ambiente estão onde (ah já sei estão tomando banho sem desligar o chuveiro pra ensaboar). Descabido isso.
Deixei a folhafobia pro final, pois é a última novidade em ser sem noção. Uma das queridas vizinhas perguntou se tínhamos tal planta em casa, pois folhinhas ficam entrando na calçada e em sua casa toda hora e precisa varrer o tempo todo.

- Pausa pra vocês digerirem o quanto isso é sem noção -

Acrescento que aí tem uma indireta pra mim, pois nossa calçada está sempre com folhas, sementinhas etc. E temos jardim, coisa que a maioria dos adoradores de concreto não sabem mais o que seja. Porque eu combinei com marido que cuido da casa, crianças, educação, almoço, saúde, bem estar e sex apeall mas folhinhas na calçada never! Ainda quero terminar minha faculdade de letras e precisa sobrar tempo pra literatura (acabo de entender como uma pessoa fica folhofóbica, o espaço da literatura está vago).
Fora ser sem noção e fora ser uma indireta pra mim (mas ela(e) não falou pra mim ao vivo) qual é o problema real de se ter folhas na calçada?
Impede a passagem de pedestres? Não, o que impede são os carros que eles e elas colocam atravessados na calçada.
Estão cagadas? Não, quem caga são os cachorros, que os donos levam pra "passear" e "esquecem" de recolher.
Transmitem doenças? Mesma observação acima.
Então eu digo humildemente que não entendo o problema com as folhas. E se não há explicação só pode ser doença. Folhafobia.


Me poupem.

Layana Brasil

Nenhum comentário: