quarta-feira, 17 de agosto de 2011

RIO PITIMBU

Recuperação de trecho do Rio Pitimbu é apresentado em reunião

Na tarde desta terça-feira (16), o auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) sediou a reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica Pitimbu (CBH-Pitimbu) para tratar da recuperação do trecho do rio que ficou assoreado pela erosão de uma parte do km 100 da BR-101, no dia 24 de janeiro deste ano. Participaram da reunião representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) e técnicos Semarh.
Durante a reunião, o Idema apresentou a perícia ambiental completa sobre os impactos na infraestrutura do Rio Pitimbu e o DNIT divulgou o Plano de Recuperação de Áreas Degradas (PRAD) da Micro Bacia do Pitimbu, já que foi citado como o responsável principal pelo acidente.
De acordo com o levantamento do Idema, três pontos principais foram ressaltados pelo acidente como o assoreamento grave do rio Pitimbu, que culminou na deformação do leito,a morte de espécies da mata ciliar, soterrados pelo desmoronamento, e a desfiguração natural da paisagem.
Segundo explicou o diretor técnico do Idema, Jamir Fernandes, o PRAD desenvolvido pelo DNIT, que foi apresentado ao Instituto há um mês e tem prazo de execução firmado de seis meses, já está sendo executado e será acompanhado pelo Idema após a finalização.
A recuperação de áreas degradas contemplam a contenção de processos erosivos, desassoreamento e revitalização da dinâmica de escoamento do rio, recomposição da mata ciliar, proteção das formações dunares e restabelecimento dos corredores ecológicos.
Ainda de acordo com Fernandes, além do DNIT, a Prefeitura de Parnamirim trabalha na área com o novo Plano de Sistema de Drenagem, e o condomínio Buena Vistq atuará na recuperação das dunas com o replantio de espécies nativas não-frutíferas. Tanto a prefeitura quanto o condomínio foram corresponsabilizados pela erosão.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pitimbu, Pedro Galvão, declarou que o projeto emergencial apresentado pelo DNIT está em fase de ajustes, mas corresponde aos requisitos do Idema. "Eles seguiram o termo de referência, mas ainda cabe um levantamento histórico e comportamento ambiental da área, nada que interfira no trabalho neste momento", comentou.
Uma reunião extraordinária entre os órgãos está marcada para o dia 1º de setembro próximo para que sejam apresentadas mudanças no PRAD apresentado pelo DNIT.

Fonte: Diário de Natal, 17/08/2011

Nenhum comentário: