sábado, 2 de fevereiro de 2008

Esgoto causa morte de peixes no Canal do Baldo

Um vazamento de uma tubulação de esgoto está poluindo as águas e matando centenas de peixes que vivem no Canal do Baldo, localizado nas proximidades do Barro Vermelho, zona leste de Natal. A água do córrego que há cerca de três meses tinha peixes nadando nela, agora apresenta a luta desses animais para sobreviver e fugir da poluição, levando-os a morrer às margens do canal. A água apresenta uma cor escura, mau cheiro e resíduos de esgoto que estão destruindo o pequeno ecossistema local.
O problema existe há quase três meses, mas a cada dia toma maiores proporções, passando a prejudicar também os moradores do local que sofrem com mosquitos que passam a vir ao córrego devido a sujeira. De acordo com o morador Carlos Alberto Silva, 43 anos, o problema surgiu depois que o desvio existente nas duas tubulações de esgoto que termina no início do Canal do Baldo rompeu. “A Caern veio ao local realizar o conserto, mas foi em dia de chuva, então a barreira caiu com pouco tempo depois e daí nunca mais vieram”, disse.
O desvio que recebeu o reparo impedia que a água do esgoto chegasse até o canal onde os peixes habitavam. Ele está localizado no cruzamento entre as ruas José Bezerra - local de onde vem o esgoto - e a rua Paula Alves, área onde o Canal do Baldo tem início.
“Agora, além da tristeza que dá de ver esses peixes mortos, temos que agüentar esse cheiro horrível e os mosquitos”, reclama.
A Caern informou por intermédio de sua assessoria de imprensa, que o problema foi detectado no local mencionado pelo morador, mas foi solucionado. Agora os técnicos estão tentando encontrar o local onde está ocorrendo o vazamento para que o problema seja sanado em definitivo.
Fonte: Tribuna do Norte - 02/02/2008

Nenhum comentário: