sexta-feira, 28 de março de 2008

Maior reservatório de água do Estado amanhece "sangrando"

Conforme previsão do Departamento Nacional de Obras Conta a Seca (DNOCS), a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório de água doce do Estado (armazena 2,4 bilhões de metros cúbicos de água), começou a sangrar às 3h de ontem. O reservatório ainda não está recebendo água do açude Coremas, da Paraíba, o que deve acontecer no início da noite desta sexta-feira.
O início da sangria da Armando Ribeiro é motivo de preocupação para os produtores de camarão e fruticultores do Vale do Açu, mas também de alegria para a população de mais de 40 municípios do Rio Grande do Norte, inclusive Mossoró, que são abastecidos pelo lago através do sistema de adutoras construídas pelo Governo do Estado.
A preocupação dos carcinicultores é porque a sangria da Armando Ribeiro, segundo a empresária Tácia Liane, da empresa Aquaviva, aumenta o volume de água do rio Piranhas/Açu entre os municípios de Itajá e Macau, deixando todas as fazendas de camarão em cativeiro ilhadas na região entre os municípios de Pendências e Porto do Mangue.
O principal motivo da alegria da população de mais de 40 municípios do Rio Grande do Norte é que a sangria mínima da Armando Ribeiro é sinônimo de garantia de abastecimento destas cidades nos próximos 3 anos. Outro motivo é que a cheia despolui o leito do rio, que tem sido castigado nas últimas décadas com esgotos das cidades e agrotóxicos dos projetos.
A lâmina de sangria da Armando Ribeiro, às 15h de ontem, estava em 40 centímetros. O técnico Geraldo Margelo, do escritório do Dnocs em Assu, informou que a barragem está recebendo menos água, com a redução das chuvas no Médio Oeste e o sertão paraibano. Destacou, no entanto, que esse quadro vai mudar nas próximas 36 horas.
Essa mudança será proporcionada com a chegada da água da sangria da Barragem Coremas, na Paraíba, provavelmente no início da noite de sexta-feira. O Coremas, às 15h de ontem, estava transbordando com lâmina de 60 centímetros. Juntando com a água que está chegando do Seridó, o técnico calcula que a Armando Ribeiro passe a transbordar com 1 metro.
Agricultura
A regularidade do inverno na serra está deixando felizes os agricultores. Seu Damião Firmino, 82, plantou milho e feijão em janeiro e já começou a colher a safra. Ele disse que, se for possível, ainda pode voltar a plantar.
Carcinicultores se preparam para cheia

A empresária Tácia Liane, da empresa Aquaviva, de Pendências, disse que informou que se a lâmina de sangria da Armando Ribeiro chegar a 2 metros, todas as 20 fazendas de camarão do delta do rio Piranhas/Açu, entre as cidades de Macau, Pendências e Porto do Mangue, ficarão ilhadas, como aconteceu em 2004.
As fazendas não ficariam ilhadas se o Governo do Estado tivesse concluído a Estrada do Camarão, que começou em 2005 e até hoje não concluiu. Falta construir uma pequena ponte e dois quilômetros de asfalto. Devido a essa negligência, a empresária disse que em 2004 os carcinicultores usaram canoas para transportar os operários.
Para este ano, a empresária acreditava que as chuvas não fossem tão fortes. Entretanto, com as chuvas fortes nas regiões Seridó e Médio Oeste, no Rio Grande do Norte, assim como no Alto Sertão Paraibano, os empresários já esperam o pior. Estão abastecendo as fazendas com ração para garantir o alimento dos camarões para nas próximas semanas. Acreditam na redução das chuvas.
Chuvas são mais intensas no Alto Oeste e no Seridó
Dos trinta municípios com maior volume de chuvas este ano, dezenove estão no Alto Oeste e Oeste; dez no Seridó e um no Vale do Açu. A distribuição geográfica das chuvas é uma mostra de que o inverno de 2008 tem tudo para ser um dos melhores das últimas décadas.
De acordo com o Boletim Pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), entre 1º de janeiro e 26 de março, choveu 771,8 milímetros em Martins, 612,4 em Riacho de Santana e 608,8 mm em José da Penha. No Seridó, o município com maior volume de chuvas é Serra Negra do Norte, com 566,7 milímetros.
O Seridó é a região que mais está se beneficiando com a distribuição temporal e espacial das chuvas, situação considerada ideal para a agricultura e também para os açudes, que estão tomando água regularmente. A maioria deles estava praticamente seco. É o caso do Gargalheiras, em Acari, e do Itans, em Caicó. Com capacidade para 80 milhões de metros cúbicos, antes da chegada das chuvas o reservatório que abastece Caicó tinha apenas um quarto da água que pode acumular. O açude Dourado, em Currais Novos, que estava seco, encheu. A Caern agora vai aproveitar para reativar o sistema de abastecimento de água da cidade.
De acordo com informações do blogue do jornalista Robson Pires, o nível do Itans aumentou mais 76 centímetro entre quarta e quinta-feira. Para atingir a lâmina de sangria ainda faltam, de acordo com a última leitura, 5 metros e 25 centímetros. “Mas, já deve ter diminuído. É que o Rio Barra Nova está com muita água e despejando para dentro do reservatório. Sem contar que o açude Esguicho, de Ouro Branco, está sangrando”, diz o jornalista.
Segundo Robson, o Gargalheiras está faltando 1 metro e 72 centímetros para sangrar. O açude de Cruzeta, 2 metros e 74 centímetros. A Barragem Boqueirão está com pouco mais de 48 milhões de metros cúbicos.

FONTE: Tribuna do Norte - 28/03/2008

COMENTÁRIOS GUSTAVO SZILAGYI
A alegria está de volta ao sertão do Nordeste, em especial ao do Rio Grande do Norte. As precipitações das últimas semanas estão enchendo açudes e barragens em todos os recantos de nosso estado.
Algumas de nossas maiores cidades sertanejas, e que não viam seus açudes sangrarem a anos, como é o caso de Currais Novos, voltataram a acordar com o barulho das enchurradas decorrentes da sangria do Dourado, que até o ano novo tinha o marrom como a cor de seu leito seco.
O agricultor agradece aos céus, pois como bençãos de Deus, perceberá fartura de seu roçado.
Já havia comentado da beleza do sertão em Felipe Guerra, com a caatinga não mais mata rala e branca, e sim vigorosa e verde.
Agora, com a mãe curemas chorando suas lágrimas em direção ao imponente engenheiro Armando, esplode o vale de alegria, cor e vida.
Nada como uma gota d'água sob um chão seco para dele brotar o verde da esperança.
Que Deus siga presenteando esta gente brava com o suor de sua criação. Abençoado seja o homem do sertão.

Nenhum comentário: