terça-feira, 25 de março de 2008

Açude Dourado transborda depois de 13 anos de seca

Pela primeira vez em treze anos, o açude Dourado atinge a sangria

O feriado da Semana Santa foi de muita chuva no Rio Grande do Norte, principalmente nos municípios de Jucurutu (Oeste Potiguar) onde foram registrados, 232,8 milímetros, e Serra Negra do Norte (Central Potiguar) com 214,4 mm. As precipitações foram tão boas que dois reservatórios do Estado sangraram. Um deles foi o açude Dourado, em Currais Novos, que transbordou na manhã de ontem.
O reservatório tem capacidade para 10 milhões de metros cúbicos e há quase 13 anos não sangrava, chegando a secar por completo no fim do ano passado. Até a próxima quinta-feira a Caern vai religar o sistema de abastecimento que estava desativado, o que vai aumentar a produção em mais 360 metros cúbicos por hora.
Outro que sangrou foi o açude do Encanto, no Alto Oeste potiguar. Esse reservatório foi o primeiro a transbordar com as chuvas deste ano. Desde a última quarta-feira (12/03), a população local esperava pela sangria. No final de semana, o açude se transformou em mais um ponto de lazer para as famílias.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Assu também está prestes a sangrar. Cerca de 85% dos 2.400.00.00 metros cúbicos de sua capacidade já estão preenchidos. Outros reservatórios como Pataxó e Sabugi também estão com uma boa reserva de água.
No município de Vila Flor (Mesorregião Leste Potiguar), a Emparn registrou 164,1 mm, seguido de Montanhas 122,4 mm e Nísia Floresta 110,9 mm. A maior chuva aconteceu em Natal, 169,6 mm. Apesar do grande volume de chuvas nenhum acidente grave foi registrado na capital. Por enquanto, as chuvas só provocaram transtornos àquelas pessoas que vivem em áreas de alagamento, como o bairro de Felipe Camarão, Cidade Nova, Capim Macio e Nossa Senhora da Apresentação.
A previsão da Emparn é de que vai continuar chovendo até o mês de maio, em todas as regiões do Estado, principalmente no Semi-Árido, onde os índices de chuvas podem ficar acima do normal. “Essas chuvas são provenientes da zona de convergência intertropical, principal mecanismo meteorológico que provoca chuvas no semi-árido do Nordeste. Outro ponto importante é que na faixa litorânea do estado o período chuvoso que vai de abril a junho, também vai ficar acima do normal”, explicou o meteorologista Uelinton Pinheiro.
Chuva provoca alguns estragos no interior do RN
Mas a chuva também provocou alguns estragos no interior do Estado. O município de Jaçanã, na região do Trairí, ficou prejudicado com o deslizamento da cabeceira da Ponte do Feijão. “Como estávamos sem passagem tivemos que transportar os pacientes de Jaçanã para Natal, pelo Estado da Paraíba”, disse o prefeito do município, Uady de Farias.
A chuva ainda deixou o município sem energia elétrica e telefone durante quatro dias. A situação começou a se normalizar no domingo, quando apenas os carros de passeio passavam pela RN 23. Apesar disso, o prefeito continua preocupado. “Se continuar a chover forte como nos últimos dias, o serviço feito na RN 23 não vai dar conta, porque colocaram barro, quando deveria ter sido colocado concreto. Qualquer chuva mais forte vai fazer o barro virar lama”, disse Uady de Farias.
A chuva provocou o rompimento da tubulação de uma subadutora da adutora Monsenhor Expedito, que deixou sem abastecimento de água o município de Coronel Ezequiel. Segundo a assessoria de imprensa da Caern, duas equipes estão trabalhando para achar o local do rompimento e outra para ativar o sistema antigo. Essa medida será apenas enquanto o trecho não é consertado. Ainda segundo a assessoria, o antigo sistema consiste na captação de água através de uma barragem. A Caern espera que pelo menos no município de Coronel Ezequiel o abastecimento de água seja normalizado o mais rápido possível. Em outros municípios, cujo abastecimento de água também foi comprometido, a Caern não tem previsão da normalização dos serviços.

Fonte: Tribuna do Norte - 25/03/2008

Nenhum comentário: