quarta-feira, 2 de abril de 2008

Apodi: barragem de Santa Cruz começa a sangrar

Por Maiara Felipe
Como previsto na tarde desta terça-feira (1º), quando faltavam apenas 30 cm para a sangria, a barragem de Santa Cruz do Apodi, um dos mais importantes reservatórios do estado sangrou, na manhã desta quarta-feira (2). Além dela, Passagem das Trairas, localizada no município de São João do Seridó, também atingiu capacidade máxima.
De acordo com dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), 30 açudes já sangraram até agora. Integrante da bacia Apodi-Mossoró, Santa Cruz do Apodi, com capacidade de 599 milhões de metros cúbicos, foi o 12º açude da bacia a sangrar. A barragem, uma das mais importantes fonte de abastecimento do Rio Grande do Norte, atende uma população de 108 mil habitantes em 27 cidades. A barragem, que sangrou pela última vez em 2004, será base para a transposição das águas do Rio São Francisco no estado.
Já Passagem das Trairas, na bacia Piranhas-Assu, tem capacidade de 48 milhões de metros cúbicos é responsável por metade do abastecimento do município de Caicó.



Barragem Passagem das Traíras sangra e açude Itans continua “tomando” água



A barragem Passagem das Traíras, localizada entre os municípios de Caicó, São José do Seridó e Jardim do Seridó, amanheceu transbordando na manhã desta quarta-feira (2).
O sangradouro de concreto e em forma de escadaria marcava uma lâmina de água inferior a 10 centímetros, mas que aumenta gradativamente, haja vista que chove na região nesta manhã.
Construída no leito do rio Seridó, em 1994, a barragem consegue armazenar um volume superior a 38 milhões de metros cúbicos de água.
Nos anos em que a barragem sangra é realizada uma festa comemorando o acontecimento. Está previsto evento festivo para o próximo domingo no balneário da barragem.

Açude Itans

O Dnocs informou que o açude Itans, de Caicó, aumentou o nível de suas águas em 1,05 metro nas últimas 24 horas. Agora falta 1,75 metro para o segundo maior reservatório da região Seridó sangrar. A capacidade total de armazenamento do Itans é superior a 81 milhões de metros cúbicos de água. O açude Boqueirão de Parelhas é o maior da região, com capacidade total superior a 85 milhões. Medições feitas hoje apontam 1,40 metro para que ele transborde.


Nenhum comentário: