sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Barragem de Santa Cruz continua sem infra-estrutura para receber visitantes


Barragem de Santa Cruz continua atraindo milhares de turistas todo final de semana


Apesar da falta de infra-estrutura, básico como barracas com boas condições de higiene, banheiros e estacionamento para veículos, causada pela morosidade na aplicação do projeto de urbanização do sítio barrável da barragem de Santa Cruz, o local continua sendo o principal atrativo turístico e espaço de lazer da região da Chapada do Apodi.
Distante 18 km da sede do município do município o local continua atraindo milhares de visitantes nos finais de semana. Mesmo assim os empresários que exploram o serviço de bar e restaurante no local reclamam o descaso do poder publico com esse importante filão para a economia local.
Os problemas começam na estrada tendo em vista que o trecho de 18 km, entre a sede do município e a barragem é de difícil acesso, já que a via é carroçal e apresenta várias irregularidades decorrentes das chuvas registradas no inicio do ano, e a falta de manutenção. Por diversas vezes o presidente dos barraqueiros da Barragem de Santa Cruz, Erivaldo Nobre manteve contato com representantes da classe política e representantes de outras entidades de classe solicitando apoio para a urbanização do local, mas a situação continua a mesma.
Erivaldo disse que procurou várias pessoas e recebeu deles a promessa de que o projeto de urbanização da barragem será viabilizado, mas nada foi feito. Ele lembra que já está se aproximando o período de alta estação, quando aumento o numero de visitantes ao local, e os visitantes e turistas vão se deparar novamente com os mesmo problemas.


Utilziação da barragem


Além da exploração para o turismo a Barragem Santa Cruz do poderia ser explorada para outras finalidades como a irrigação de 9.236 ha. Segundo informações do Fórum das Entidades Representativas de Apodi, já existe um Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi com anteprojeto de engenharia e estudo de viabilidade já executados.
A área total do projeto é de 26.372 ha., sendo que os 17.136 ha. restantes serão aproveitados após a implantação do Projeto de Transposição de Bacias do Rio São Francisco. Como obra de controle de cheias e regularização de vazões do rio Apodi, constituirá o anteparo das águas da Transposição do rio São Francisco para a Bacia do rio Apodi.
Por outro lado a piscicultura, já em pleno desenvolvimento na barragem, gera emprego e renda para as populações da região, mas poderia ser ampliado.


FONTE: Correio da Tarde, 07/11/2008

Nenhum comentário: