quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

DER espera prefeitura para iniciar o desvio

O Departamento de Estradas e Rodagem do RN (DER) espera apenas a liberação da prefeitura de Parnamirim para começar as obras que devem minimizar o congestionamento ocasinado pelo crescimento do maior cajueiro do mundo, que ocupa uma, das duas faixas de rodagem, em cada mão, da pista da Rota do Sol, em Parnamirim, na praia de Pirangi. A obra é uma pista alternativa para acesso dos veículos com destino as praias do litoral sul.
Segundo o assessor de Turismo da secretaria municipal de Parnamirim, Rogério Santiago, é necessário tomar alguma providência antes mesmo do próximo final de semana, já que esse problema tem se agravado.
Rogerio Santiago, disse ainda que em reunião com o secretariado passado e com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), ficou definido que seria construída uma pista alternativa para acesso dos veículos.
O únicio impasse para a construção seria a derrubada de um muro, existente duas ruas antes do cajueiro. Para isso, foi aberto um processo na secretaria de meio ambiente de Parnamirim. A secretária de meio ambiente, Ana Michele afirmou não ter conhecimento do processo, já que assumiu o cargo recentemente.
Já o diretor geral do Depatamento de Estradas e Rodagem do RN (DER), Jader Torres confirmou que existe um projeto para fazer um desvio na pista de forma a desafogar o trânsito naquele local, e que o DER não começou as obras ainda porque está esperando a prefeitura do município liberar a área.
Rogerio Santiago garantiu ainda que, hoje se reunirá com o secretário de transporte para discutir a derrubada deste muro, considerada por ele uma medida provisória e emergencial, para solucionar o problema no trânsito ainda esta semana.
A promotoria de Meio Ambiente do município de Parnamirim , representada por Luciana Maciel, afirmou ter se comprometido com o secretário de transporte Antonio Batista Barros, a analisar até o final desta semana o inquérito civil datado em 23 dejaneiro de 2007,que apura a omissão do poder executivo, municipal e estadual, no quis respeito a falta de solução adequada para o crescimento do cajueiroo.
Ela afirmou que apenas após essa análise será possível sugerir soluções paleativas que venham a beneficiar a coletividade, o patrimonio ambiental, apisagístico, turístico, evitando a ocorrência de consgestionamento do trânsito local.
’’Para este veraneio as medidas serão apenas paleativas, as soluções serão discutidas após a análise do inquérito civil’’, explicou. Enquato isso, os turistas e moradores de Parnamirim e praias próximas passam mais um veraneio tendo que aguentar os transtornos causados pelo crescimento do maior cajueiro do mundo, devido a falta de resolutibilidade por parte do poder público.

Fonte: DN On Line, 15/01/2009

Nenhum comentário: