sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Fortes chuvas causam transtornos nas ruas da capital potiguar

Por Marcelo Barroso


As chuvas que vêm ocorrendo sobre o Rio Grande do Norte nas últimas horas devem continuar durante o fim de semana. Pelo menos é essa a previsão da Emparn. A condição de céu variando de parcialmente nublado a nublado com chuvas em todas as regiões do Estado deverão continuar também na próxima semana.
As precipitações são decorrentes da formação de instabilidades de origem oceânicas associadas à circulação ciclônica do vento em altos níveis da atmosfera. A chuva teve início no começo da manhã em Natal e só veio cessar por volta das 9h.
Nos próximos dias 19 e 20, o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, participará da 3ª Reunião de Análise Climática, que vai ser realizada em Fortaleza/CE. Meteorologistas dos centros de meteorologia da região Nordeste, do CPTEC e DO INPE, estarão reunidos para discutirem as condições meteorológicas para o período chuvoso de 2009 no semi-árido do Nordeste.


Corpo de Bombeiros registra mais de 70 pedidos de socorro


As chuvas que caíram em Natal nas últimas horas em Natal ocasianaram mais de 80 pedidos de socorro ao Corpo de Bombeiros. A maioria, para atender casos de inundações, veículos submersos e resgate a pessoas.

O coordenador do Centro de Gerenciamento da Defesa Civil do CB, tenente-coronel Paulo Rogério de Andrade, explicou que o volume de pedidos de S.O.S. foi maior entre 16 horas e 17h30, mas no começo da noite abrandou um pouco.

Por essa razão, o Corpo de Bombeiros começou a fazer uma triagem, priorizando mais aqueles casos “de risco iminentes” que envolvessem pessoas e danos ao patrimônio. Ele confirmou que houve uns três desabamentos por causa da forte chuva, mas não houve nenhuma vítima.

Segundo ele, pela manhã o número de pedidos de socorro não foi tão grande, com relação a ocorrência do tipo inundações de ruas e lagoas, desabamentos de casas e muros ou quedas de árvores, por exemplo. No final da noite, o maior número de ocorrências foram registradas no bairro de Capim Macio, Neopoles e Candelária.



Fonte: Tribuna do Norte - 16/01/2009



COMENTÁRIOS GUSTAVO SZILAGYI


Hoje fazem 16 dias oficiais que a nova prefeita de Natal, Micarla de Souza (PV), assumiu o principal cargo do executivo da capital potiguar. Nem bem, esquentou sua cadeira no gabinete do Palácio Felipe Camarão, a "borboleta" já foi presenteada por São Pedro com uma "chuvinha" de mais de 100 mm em apenas 12 horas. Resultado: a capital parou em meio as inúmeras lagoas que se formaram.

Em Nova Descoberta, as ruas da Saudade e a Av. Dijalma Maranhão foram tomadas pelas águas da Lagoa do Preá. Em Potilândia, a lagoa dos correios interditou uma das pistas da Av. Norton Chaves. A lagoa de São Conrado, mais uma vez, interditou a Av. Lima e Silva, em Nossa Senhora do Nazaré. Na Ribeira, não teve conversa fiada: foi água para todos os lagos, quer dizer, lados. Chegar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo - SEMURB, só de canoa.

Pois é prefeita. Isso é só o começo. Foram só 12 horinhas e apenas 100mm. Muita água ainda vai rolar, pelas ladeiras da Ribeira e cidade Alta, e esperamos e acreditamos que a borboleta vá realmente fazer a cidade voar, ao invés de fazê-la afundar, como querem e desejam os críticos, sobretudo aqueles que estiveram a frente da máquina nos últimos 06 anos.


Nenhum comentário: