domingo, 15 de março de 2009

Vazamento em bomba deixa bairros sem água

Problemas de vazamento em uma das bombas de sucção da Estação Elevatória Lagoa Nova II, da Caern, nas proximidades do Campus Universitário, provocaram a interrupção no abastecimento de água em vários bairros da cidade. O conserto foi realizado na tarde de ontem e, segundo o engenheiro Cristalino Fernandes, a situação deve ser normalizada ainda neste domingo. “Em alguns pontos mais altos e em alguns condomínios maiores, a água pode demorar um pouco mais a chegar”, avisa ele.

O vazamento, verificado de madrugada, foi causado, segundo o engenheiro, por desgastes na tubulação que leva a água de poços e da Adutora do Jiqui para a estação elevatória. Com o problema, uma das bombas foi desativada, comprometendo o abastecimento dos bairros de Tirol, Cidade Alta, Petrópolis, Santos Reis, Praia do Meio, Ribeira, Rocas, Lagoa Nova, Nova Descoberta, Morro Branco, Quintas, Alecrim, Bairro Nordeste e Dix-Sept Rosado.

De acordo com o engenheiro da Caern, a Estação Elevatória Lagoa Nova II é uma das mais antigas de Natal, com tubulações que datam da construção do Centro Administrativo, na década de 1970, no governo Cortez Pereira — daí o desgaste.

Já na rua Carvão de Pedra, em Potilândia, o rompimento de um tubo causou transtornos a motoristas e pedestres, mas não chegou a prejudicar o abastecimento de água. Ontem pela manhã, uma equipe da Caern trabalhava no local.

O problema, segundo Fábio Melo, operador de sistema, foi a abertura de uma fenda na tubulação espiralada de aço costurado. A água escorria para av. Norton Chaves, formando poças no asfalto. A equipe da Caern esperava apenas que a água na fenda no tubo cessasse para que o trabalho de solda fosse realizado e o fluxo voltasse a seguir normalmente.

Fonte: Tribuna do Norte, 15/03/2009

Nenhum comentário: