quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Fogo consome 8 hectáres de mata na ZPA 01

Na manhã desta terça-feira, 27/10/2009, um incêndio criminoso consumiu nada mais nada menos que 8 ha de mata nativa na Zona de Proteção Ambiental 01, área limítrofe ao Parque da Cidade Don Nivaldo Monte, Zona Sul de Natal.
A área consumida pelas chamas faz parte de um sistema ambiental composto por tabuleiros, dunas e vales interdunares recobertos por vegetação herbáceo-arbustivo e arbóreas esparsas, com predomínio de espécimes nativas, tais como murici, mangabeira, araçá, jabuticaba, cajueiro dentre outras.
Segundo informações do Setor de Manejo Ambiental da SEMURB, o fogo teria começado por volta das 09h40min, quando foi acionado o Corpo de Bombeiros Militar, que compareceu ao local com uma guarnição. Ainda segundo os servidores do Setor de Manejo, por volta das 10h20min, sentindo que o fogo estava fora de controle, duas equipes do Setor se deslocaram até o local para ajudar o corpo de bombeiros no combate direto ao fogo.

Munidos de abafadores, pás e enxadas, os servidores do Setor de Manejo Ambiental da SEMURB e Corpo de Bombeiros Militar conseguiram debelar as chamas e por fim ao incêndio apenas por volta das 14h.

Duas testemunhas que acompanhavam o combate ao incêndio e viram como o fogo começou, apontaram um senhor como o causador do sinistro. Uma equipe da Guarda Municipal do pelotão ambiental compareceu ao local, fez o levantamento de praxe e conduziu o cidadão em flagrante até a Delegacia de Meio Ambiente - DEPREMA, situada no Praia Shopping, onde este foi preso e responderá inquérito por crime ambiental.

Provocar incêndio em mata ou floresta é crime inafiançável, e pode dar de 1 a 4 anos de reclusão se comprovado o dolo do crime. Art. 41 da Lei N] 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Nenhum comentário: