sábado, 19 de setembro de 2009

Cinco pessoas são presas acusadas de vender pássaros silvestres

A Companhia Independente de Proteção Ambiental da Polícia prendeu hoje cinco pessoas acusadas de comércio ilegal de pássaros silvestres em feiras livres de Macaíba e Parnamirim. A contagem precisa ainda será feita, mas informações preliminares da polícia dão conta de que, durante a operação, iniciada às 5h deste sábado, mais de 100 pássaros tenham sido apreendidos. Os animais eram vendidos por preços que variavam de R$ 15 a mais de R$ 300. Eles deverão ser encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com informações do tenente Denilson dos Santos, o comércio de animais silvestres é crime e prevê pena de seis meses a um ano de prisão, além de multa. Os detidos foram conduzidos à 8ª DP, os nomes deles ainda não foram revelados pela polícia.

Fonte: Tribuna do Norte, 19/09/2009


Comentários de Gustavo Szilagyi.

Sábado passado, 12/09, estava no Parque estadual das Dunas com uma turma de alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Potiguar - UNP quando vimos quatro viaturas S10 do CIPAM chegando na base da Companhia (situado no próprio parque) com as caçambas repletas de gaiólas e armadilhas cheias de passaros e animais silvestres.
Na ocasião uma emissora de TV local estava fazendo a cobertura da grande apreensão realizada no município de Macaíba.
Estas operações do CIPAM viraram rotina aos sábados, e infelizmente sempre resultam em grandes apreensões, o que significa dizer que os traficantes de animais silvestres continuam a solta e agindo indiscriminadamente, pois não acreditam em punições por este tipo de crime.
O Blog gostaria de neste momento Parabenizar todo o Comando Independente de Policiamento Ambiental da Policia Militar do Rio Grande do Norte pelo belo trabalho que tem sido feito em prol da defesa do Meio Ambiente de nosso estado.
Lamentável apenas o fato de saber que ainda existem muitas pessoas e veículos de comunicação que desprezam este tipo de ação promovido pelo CIPAM, e que ao invés de incentivar a continuidade e divulgar suas ações para que a sociedade tome conhecimento do que se tem feito em prol da defesa do Meio Ambiente, negligenciam estes fatos, quando coloca caçadores e traficantes de animais silvestres como "inocentes" e "coitados".
Fica aqui o nosso registro e a divulgação das fotos da apreensão de 12/09.






Nenhum comentário: