quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Semob removerá árvores de canteiro

A previsão da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) é de que, ainda neste primeiro semestre, sejam feitas intervenções urbanísticas na avenida Hermes da Fonseca, no trecho entre as avenidas Bernardo Vieira e Alexandrino de Alencar, a fim de dar mais fluidez ao tráfego de veículos naquele percurso de 600 metros.

Por causa das obras, o secretário Kelps Lima informou que haverá a necessidade de remoção das 43 árvores ali existentes para permitir o afastamento por um metro e meio, à esquerda, do canteiro central, elevando de duas para três faixas a pista do lado direito da avenida Hermes da Fonseca, no sentido de quem vai para a Zona Sul de Natal: “Com isso vamos aumentar em 50% o fluxo dos carros”.

Kelps Lima disse que a retirada das árvores não implica em nenhum dano ambiental, pois o acordo feito com o Shopping Midway Mall em virtude da construção do seu terceiro piso, é de que deve financiar todas as intervenções devido o impacto do trânsito ao longo daquele trecho da avenida Hermes da Fonseca. “Cada árvore removida será substituída por outra árvore adulta, com no mínimo três metros de altura”, afirmou o secretário.

Além disso, segundo Lima, o shopping tem outro compromisso de plantar dez árvores nativas para cada árvore removida, totalizando 430 árvores em diversos locais da cidade.

Lima explicou ainda que a Semob já requereu a avaliação e expedição de licença à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para o corte e plantio de árvores no canteiro central da avenida Hermes da Fonseca, onde também serão construídas mais duas passarelas, uma a partir da calçada do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN) até à esquina com o Midway Mall e outra do IFRN para a outra esquina à sua esquerda, na avenida Bernardo Vieira.

O secretário explicou que os transeuntes têm dificuldade de atravessar as duas pistas nos pontos onde não existem passarelas. O trânsito também engarrafa naquela área, porque quando o semáforo está fechado, no vermelho, demora dez segundos para abrir, com o sinal verde. “Com as passarelas, o tempo de fechar e abrir o sinal será reduzido nesses dez segundos”, arguiu Lima, para informar que o semáforo naquele cruzamento é monitorado on line, assim como os sinais existentes nas avenidas Bernardo Vieira e Prudente de Morais: “Em Natal 33% dos semáforos funcionam on line e o restante é programado para receber uma manutenção periódica”.

“As intervenções vão dar mais qualidade de vida aos natalenses na área de maior congestionamento de veículos da cidade”, garantiu o secretário, porque os dois lados da pista da Hermes da Fonseca passarão a ter três faixas de rolamento.

Segundo ele, as obras devem começar tão logo saia a licença ambiental e devem demorar pelo menos 90 dias. A TRIBUNA DO NORTE tentou ouvir a direção do Shopping Midway Mall, mas a sua diretora de Marketing, Suely Campelo disse que o diretor de Operações é quem podia falar sobre o assunto, mas estava de férias.

A promotora de Defesa do Meio Ambiente, Rossana Sudário, também foi procurada para falar sobre o assunto, mas informou, por intermédio da assessoria de imprensa do Ministério Público Estadual (MPE), que não havia nenhum processo tramitando sobre a questão, que não tinha informação e nem chegado denúncia a respeito.

A técnica de enfermagem Vilda Lopes usa a passagem de pedestres todos os dias para atravessar a avenida Hermes da Fonseca, à altura do Hospital Walfredo Gurgel, e disse que concorda com as intervenções previstas para o local. “Aqui tem de ter mais espaço”, disse ela, mas achando que a remoção das árvores, devido à questão ambiental, “precisa ser melhor estudada”, porque a maioria das árvores ali plantadas é bem antiga.

Fonte: Tribuna do Norte, 04/02/2010


COMENTÁRIOS GUSTAVO SZILAGYI

Até quando os técnicos (engenheiros e arquitetos) da Prefeitura Municipal de Natal, sobre tudo os lotados na Secretaria e Mobilidade Urbana (SEMOB) acreditaram que é cortando e eliminando as árvores da cidade que irão acabar com o congestionamento do trânsito na capital?

Essa é uma idéia arcaica, de uma teimosia insana e estúpida. Várias cidades brasileiras já obtaram por soluções criativas, de baixo custo de implementação e com baixissimo impacto ambiental, como os casos de Recife, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, que para desafogar as principais avenidas da cidade, criou as chamadas vias expressas. Em Natal, com um pouco de criatividade, os Engenheiros e arquitetos da SEMOB perceberiam que poderiam transformar as avenidas arteriais Sen. Salgado Filho/Hermes da Fonseca e a av. Pres. Prudente de Morais em verdadeiras vias expressas, com inversão de fluxo (Av. Sen. Salgado Filho/Hermes da Fonseca entrando e Av. Pres. Prudente de Morais saindo).

Assim, cria-se um anel viário de fluxo contínuo, recortado por túneis ou viadutos nos principais cruzamentos da cidade para evitar o uso da sinalização semafórica. Ao invés de três vias, serão seis vias para os veículos. Sobra espaço inclusive para se fazer via exclusiva de ônibus, moto vias e uma ciclovia.

Vamos parar de pensar em como reduzir a cobertura vegetal de nossa cidade e procuremos ser mais inteligentes, procurando soluções de longo prazo que realmente venham a resolver o problema de mobilidade urbana de nossa cidade.


Um comentário:

Eduardo disse...

Sugestão à Sr. Prefeita! Mande o seu Departamento de tráfego pra São Paulo para um estágio de uns dois anos na CET pra ver se aprendem alguma coisa de Engenharia de Tráfego...Os técnicos daqui são muito amadores....