segunda-feira, 6 de junho de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Engenharia Ambiental da UNP lança Cartilha.


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.

O Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Potiguar promoveu na noite da última quinta-feira, dia 02 de junho de 2011, evento comemorativo ao dia do meio ambiente intitulado “MEIO AMBIENTE: A ATUAÇÃO DAS ENGENHARIAS NA GESTÃO DE ÁREAS DEGRADADAS”, visando oferecer a sociedade uma contribuição acerca dos problemas ambientais diagnosticados ao longo de um trecho do Rio Pitimbu, que corta os municípios de Macaíba, Natal e Parnamirim.

Na ocasião foi lançada a cartilha intitulada “Intervenção Em Área Degradada: Estudo No Trecho Do Rio Pitimbu - Ponte Velha A Mata Do Catre - Municipio Parnamirim/Rn”, elaborada por professores e alunos do 3º período do curso de Engenharia Ambiental da UNP, uma importante contribuição da academia a Gestão deste importante Recurso Hídrico, além de se constituir numa relevante fonte de referência para qualquer estudo na área do Rio Pitimbu.

O evento contou com a formação de uma mesa redonda composta pelo Promotor de Defesa do Meio Ambiente, João Batista Machado; do Deputado Estadula pelo PT, o Biólogo Fernando Mineiro; pela Engenheira Ambiental, Lorna Falcão e pelo Engenheiro Agrônomo, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Ambientalista Leonardo Tinôco, que conduziu os trabalhos.

Além dos alunos do curso de Engenharia Ambiental, participaram do evento alunos dos cursos de Gestão Ambiental, Engenharia Civil e Biologia da UNP, alunos do curso de Ecologia da UFRN, o Eng. Civil Adalberto Pessoa, Presidente do CREA/RN, do Eng. Químico Pedro Galvão, Secretário de Meio ambiente de Macaíba dentre outras autoridades, ONG’s e pessoas ligadas ao movimento ambientalista.


O Rio Pitimbu.


O Rio Pitimbu trata-se do principal manancial aqüífero de superfície da Região Metropolitana do Natal, servindo como fonte de abastecimento público para 35% da Região Sul da cidade do Natal e parte do município de Parnamirim, bem como prestando serviços ambientais indispensáveis para a segurança e qualidade de vida da população que se beneficia deste manancial.

Neste sentido, este estudo envolve a área compreendida entre a Ponte Velha, que corta a BR 101 na divisa entre os municípios de Natal e Parnamirim, e a mata do CATRE, sendo este um dos últimos pontos de mata-ciliar preservados ao longo do Rio Pitimbu.

O trabalho consistiu de levantamento de campo com caracterização ambiental da área em epigrafe, coleta e análise físico-química de água (realizado no laboratório de química da UNP), identificação e classificação dos principais impactos ambientais no trecho supracitado, bem como das implicações legais para a área.

Nenhum comentário: